Encontros AVLAB

Centro Cultural da Espanha-AECID

O Centro Cultural da Espanha em São Paulo apresenta este ciclo didático e participativo de arte e tecnologia, criações sonoras experimentais e atuações audiovisuais em forma de reuniões entre gente com interesses nos campos da arte, tecnologia, música experimental, arte sonora, dispositivos interativos e processos de áudio e vídeo em tempo real. O Encontros surge com a idéia de oferecer um espaço físico para compartilhar conhecimentos específicos e gerais, críticas e opiniões sobre os processos criativos nos âmbitos mencionados, nos quais a participação crítica do publico e fundamental. São realizados mensalmente no CCJ – Centro Cultural da Juventude, São Paulo-SP.

Encuentros AVLAB São Paulo

Dentro de los proyectos de cooperación entre España y Latinoamérica, auspiciados por la Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo, Ministerio de Asuntos Exteriores y de Cooperación, el Centro Cultural de España en São Paulo (Brasil) ha puesto en marcha la celebración de los Encuentros AVLAB en esa ciudad tanto en el Centro Cultural de España en Sao Paulo como en instituciones asociadas como el Centro Cultural da Juventude.

Los Encuentros AVLAB nacen en Madrid en 2006 con el objetivo de actuar como plataforma compartida de experimentación sobre la música electrónica y el arte sonoro y performativo en general.

Estos encuentros tienen el mismo formato, la misma periodicidad y las mismas licencias libres que los encuentros AVLAB de Madrid.

Daniel González Xavier es el responsable de la coordinación artística y general del proyecto y también la persona de la que surgió la idea de replicar el formato de los Encuentros AVLAB en Latinoamérica después de haber coordinado los encuentros en Madrid entre 2006 y 2008.

El primer encuentro tuvo lugar el 2 de mayo de 2010 en el Centro Cultural da Juventude en la periferia de São Paulo.

AVLAB São Paulo #3 Gambiolgia – pt.02

AVLAB São Paulo #3 Gambiolgia – pt.01

Gambiologia: Conceitos e práticas da gambiarra.
Apresentado por Felipe Fonseca e Maira Begalli, da Rede MetaReciclagem

Artistas e projetos convidados:

Núcleo de Micrometragens – Multirão da Gambiarra, formado por Teia
Camargo
(pesquisadora de convergência de mídias) e Gera Rocha (editor de video e
roteirista).
Daniel Hora (pesquisador na área de arte e tecnologia)
Glauco Paiva (artista plástico).

O 3º Encontro AVLAB propõe uma reflexão sobre as novas tecnologias e a questão da sua apropriação e transformação com o objetivo de atender a uma necessidade. Nesse sentido, os curadores partirão do lançamento e contextualização do livro Gambiologia, uma publicação arquitetada pelo Núcleo Editorial colaborativo Multirão da Gambiarra, da Rede
MetaReciclagem. O material agrega conceitos e práticas da gambiarra e suas implicações na
tecnologia e no design. Além disso, referencia, de certa forma, naturalizar o improviso e a
impermanência não como atraso, mas como habilidade essencial para o mundo
contemporâneo. Ou seja, a vontade de transformar criativamente o que se quer ou precisa,
explorando quaisquer recursos disponíveis.

O encontro tem, portanto, como objetivo a compreensão da gambiarra como uma solução
edificada entre o limite do “temporário” e do “definitivo”, como uma condição instável, que
permite grandes doses de inovação espontânea. Propõe a naturalização da gambiarra
enquanto expressão que define todo desvio informal e improvisado do conhecimento técnico, uma vez que tornou-se prática cultural recorrente na busca de soluções improvisadas para os problemas cotidianos. As gambiarras são viabilizadas com qualquer material disponível, exercendo também influência em práticas artísticas e novas mídias.
Gravado e editado por Lucas Barbosa .

AVLAB São Paulo #2 – Idiossincrasia do Sonoro pt.02
Apresentado por Vanderlei Lucentini

AVLAB São Paulo #2 – Idiossincrasia do Sonoro pt.01

Apresentado por Vanderlei Lucentini
Artistas e projetos convidados:

– Secret Axis com Anabel Andres (bailarina e artista performática)
Wilton Azevedo (artista plástico, designer gráfico, poeta e músico cineasta e artista
multimídia)
Otávio Donasci (artista multimídia, diretor de criação e espetáculos)

O 2º Encontro AVLAB acontece na mesma data de realização do ultimo modulo de Conexões Sonoras
Mostra de Arte Multimídia no Centro Cultural da Juventude. Conexões Sonoras é uma mostra de novas criações artísticas, nas quais aspectos musicais e sonoros interagem com outras mídias (Mais informações myspace.com/​ibrasotope).
O Encontro AVLAB nesta segunda edição, propõe uma programação que também esta orientada ao dialogo artístico e conceitual com Conexões Sonoras. Desta maneira ambos projetos convidam ao publico a uma jornada de arte sonora e multimídia que conectará sucessivamente os dois eventos no dia 6 de junho no CCJ.

Encontros AVLAB – São Paulo #1

Esta primeira edição será apresentada por Daniel Gonzalez Xavier e Miguel Gondim de Castro.

Participam no dia 2 de maio:
– Pedro Paulo Rocha_ Kynemas, Transcinemas e Poeticas de Fluxos: processos de combinação e hibridismo da imagem e som em movimento.
SP_Mobile com Fernando Velázquez e Nacho Durán, artistas multimídia e audiovisuais-
Ensaios tranversais em torno a Filosonia, Metamachina e Almagesto com Felipe Ribeiro aka F?.
Organização Centro Cultural de Espanha em São Paulo.
Colaboração Centro Cultural da Juventude.
Curadoria Daniel Gonzalez Xavier.

Encontros AVLAB

Formato

Em cada Encontro AVLAB são convidadas três propostas artísticas (individual, coletiva ou projeto colaborativo) para realizar uma breve e informal apresentação conceitual e técnica, seguida de uma demonstração prática como um “pocket-show multimídia” ou performance audiovisual de curta duração. O formato colaborativo e aberto se propõe a abrir a coversa sobre as ferramentas utilizadas por cada artista, o tipo de licenças usadas, a forma de articular e difundir suas produções e como se relacionam com os meios novos e tradicionais com os programas públicos, instituições, espaços independentes e plataformas internacionais.

Cada edição convida um mediador ou diretor rotativo diferente que, junto com o curador Daniel Gonzalez, concebem a programação e o desenvolvimento conceitual dos Encontros. Em geral, os mediadores ou diretores rotativos são artistas, investigadores e articuladores culturais de diferentes campos como a comunicação social, o jornalismo, a crítica cultural ou gestão de projetos, espaços ou plataformas artísticas e sociais independentes. As jornadas são documentadas integralmente e publicadas com licenças específicas Creative Commons.

Objetivos específicos

– Aproximar o público dos artistas, revelando métodos de produção e detalhes de funcionamento de ferramentas artísticas analógicas e digitais.
– Potencializar a relação e o diálogo entre criadores de diferentes disciplinas e cenas artísticas.
– Ajudar o público a decifrar, de forma didática, o que está “oculto” nas produções artísticas e multimídia.

Organização_Centro Cultural da Espanha em São Paulo

Coordenação_Daniel Gonzalez Xavier (Sao Paulo, 1980) é Gestor Cultural e Curador Independente especializado em arte, tecnologia, artes sonoras e audiovisuais. Foi Mediador Cultural de Medialab-Prado, Madri e Coordenador dos Encuentros AVLAB também em Madrid. É Fundador do coletivo ciberativista TEMP. Em 2004 e 2005 foi coordenador e curador do Festival FILE Hipersonica. Mestrado em Gestão Cultural pela Universidad Carlos Tercero de Madrid e Dotorando en Artes pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina

Parceria_Centro Cultural da Juventude – CCJ, da Prefeitura de São Paulo e vinculado à Secretaria de Cultura é o maior centro público dedicado aos interesses da juventude paulistana e esta relacionado a Secretaria Municipal de Cultura. São 8.000 metros quadrados de arquitetura moderna e arejada, reunindo biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, sala de projetos, Internet Livre em banda larga, laboratório de idiomas, laboratório de pesquisas, estúdio para gravações musicais, ilhas de edição de vídeo e de áudio, ateliê de artes plásticas, sala de oficinas e galeria para exposições, além de uma ampla área de convivência. http://escuta.estudiolivre.org/

Formato Original_ Medialab-Prado é um programa institucional e público da área das artes da prefeitura de Madrid, dedicado a confluência entre as artes, tecnologias, ciências e sociedade www.medialab-prado.es

Serviço

CCJ – Centro Cultural da Juventude. Av Deputado Emílio Carlos, 3641 (ao lado do terminal Cachoeirinha). Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo – SP.
Tel (11) 3984-2466

Contato para mais informações

Daniel Gonzalez Xavier daniel.g@medialab-prado.es
Eva Bañuelos Trigo eva.trigo@ccebrasil.org.br
Tel (+ 55) 11 38222627
Fax (+ 55) 11 36660516

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×