VideoBrasil amplia foco

17º VIDEOBRASIL amplia foco e torna-se Festival Internacional de Arte Contemporánea.

Estão abertas as inscrições para o 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, que acontece em setembro de 2011 com novo nome e mudanças estruturais importantes em relação às edições anteriores. A Mostra Competitiva Panoramas do Sul, antes restrita a obras em vídeo, passa a aceitar outras experiências artísticas, como instalações, performances e livros-objeto ou livros de artista – obras de arte que usam o suporte impresso ou publicações que se pretendem obras. A nova competição expande sua capacidade de absorver manifestações diversas, incluídas as que se afastam do padrão single channel.

Peter Greenaway opening 16th VideoBrasil Festival in São Paulo on 30.09.2007

Detalhada nos Regulamentos e Fichas de Inscrição publicados aqui, a nova mudança no modelo do Videobrasil busca alinhar o Festival à natureza das práticas artísticas contemporâneas, atender às demandas do debate político-cultural e confrontar a enorme produção de representações que constitui o território da visualidade no mundo de hoje. Ela aproxima o Videobrasil de um formato inédito, tornando-o o primeiro festival de arte contemporânea do país.

O 1º Prêmio Ateliê Aberto Videobrasil reforça o caráter propositivo do Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil. Criado para esta edição, o Prêmio selecionará artistas jovens de São Paulo para produzir obras em colaboração na Casa Tomada, espaço paulistano de produção, reflexão e convivência. As obras serão expostas dentro do 17º Festival, na mostra Panoramas do Sul. As inscrições para o Prêmio estão abertas até 29 de novembro de 2010.

Artistas da América Latina, Caribe, África, Sudeste Asiático, Leste Europeu, Oriente Médio e Oceania podem enviar obras para a Mostra Competitiva Panoramas do Sul até 10 de março de 2011. Os selecionados, que serão anunciados em junho de 2011, concorrem a um Grande Prêmio em dinheiro, no valor de R$ 45 mil, e a oito prêmios de residência artística, concedidos em parceria com instituições no Brasil, na Ásia, na Europa e na América do Sul.

O 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil é uma realização do SESC São Paulo e da Associação Cultural Videobrasil.

Ficha de Incriçâo | Inscripción

Regulamento | Reglamento

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×