CCE_SP Março 2011

Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
ccebrasil
Av Angélica, 1091 Higienópolis
CEP 01227-100. São Paulo/SP Brasil
+55 (11) 3822 2627
info@ccebrasil.org.br
www.ccebrasil.org.br

No mês de março, retomamos dois programas importantes desenvolvidos por este Centro Cultural: os Encontros AVLAB São Paulo, realizados desde abril de 2010, e Curadoria e Contexto, continuação do Experiências Dialógicas, que teve início em 2009.
O primeiro consiste em um espaço aberto e participativo de diálogo e exposição de trabalhos nos campos da arte, tecnologia, música experimental, eletroacústica, arte sonora, dispositivos interativos e processos de áudio e vídeo ao vivo. O segundo é uma iniciativa de formação não convencional em direção a novos posicionamentos da curadoria de arte no contexto ibero-americano. A transição da proposta Experiências Dialógicas para Curadoria e Contexto busca deslocar do projeto conceitual curatorial para aspectos práticos da atividade curatorial. Ambas as atividades acontecerão mensalmente no próprio espaço do CCE_SP.

Além disso, este é um momento importante de transição para a plataforma residências_em_rede [ibero-américa], que terá um encontro presencial em Lima para discutir sua autogestão após 2 anos de acompanhamento pela AECID.
Queremos chamar a atenção também, nesta edição, para o Dia da Mulher e as questões de equidade de gênero que essa data deveria suscitar, embora nem sempre isso aconteça na prática já que o tema está tão incorporado ao marketing e ao mercado. A AECID trabalha as questões de gênero no cruzamento com as prioridades horizontais do Plano Diretor da Cooperação Espanhola e seus objetivos são: promover a participação ativa e a inclusão das mulheres nos diversos espaços de representação e de diálogo cultural; analisar e fomentar a equidade de gênero na criação de recursos e de mercados de trabalho, vinculando-os a outros serviços e recursos relevantes para a vida das mulheres e para o seu desempenho criativo e empresarial.

Promover a equidade de gênero também é um dos oito objetivos de desenvolvimento do milênio, programa das Nações Unidas que convida todas as nações do mundo a trabalharem por um desenvolvimento humano sustentável.
Por isso, convidamos todos vocês, nossos parceiros, colaboradores e público das nossas atividades a se envolverem e participarem culturalmente desses diversos movimentos pela melhora da qualidade de vida da população no Brasil e no mundo.

Ana Tomé
Diretora

8 de marçoDia da Mulher: de olho na igualdade de direitos

Neste ano, podemos comemorar duplamente a data: em janeiro, a expresidente do Chile, Michele Bachelet, assumiu a direção executiva de ONU Mulheres, criada em julho de 2010 pela Assembleia Geral das Nações Unidas como resultado da junção de quatro agências ou programas que vinham atuando no orgão multilateral na área de promoção dos direitos da mulher. A nova empreitada tem como objetivo trabalhar mais eficientemente em prol da igualdade de gênero e do empoderamento da mulher. O seu papel será promover programas para trabalhar em conjunto com os governos de todo o mundo em áreas como violência contra a mulher, prevenção ao HIV/AIDS, participação política e empoderamento econômico, os principais pontos fracos de desigualdade por motivo de gênero. Porém, para atingir o objetivo de equidade e respeito aos direitos de mais da metade dos humanos, ONU Mulheres considera fundamental a participação ativa da sociedade civil e convida homens e mulheres a se tornarem atores nesse cenário. O Brasil e a Espanha fazem parte do Conselho Executivo do organismo.

A segunda boa notícia é que o Comitê para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher (CEDAW), outro organismo da ONU formado por 23 especialistas independentes que monitora a implementação da Convenção de mesmo nome, acaba de eleger para a sua presidência a brasileira Silvia Pimentel, professora de Direito na PUC-SP e uma das fundadoras do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher. O CEDAW recebe comunicações de indivíduos ou coletivos que apontam violações dos direitos protegidos pela Convenção e os envia ao Comitê, que investiga as situações mais graves ou sistemáticas. Além disso, formula recomendações e sugestões aos Estados relacionadas aos artigos ou temas da Convenção.

Para a AECID, a igualdade de gênero constitui um objeto de desenvolvimento e um fator para lutar de forma eficaz e sustentável contra a pobreza. Por isso, a cooperação espanhola trabalha para integrar a perspectiva de gênero como prioridade horizontal da sua política de desenvolvimento, no cruzamento com a defesa dos direitos humanos, a luta contra a pobreza, a sustentabilidade ambiental e o respeito à diversidade cultural.
A todas e todos cabe fazer com que as declarações formais virem realidade ao vivo e à cores.

+ info www.unwomen.org/es
http://observatoriodamulher.org.br
www.cladem.org
www.observatoriodegenero.gov.br
www.aecid.es/web/es/cooperacion/prog_cooperacion/Igualdad

dia 12 | Novas tecnologias
_
MemeLab ministrará oficina de Vídeo OnLine/streaming
_
O CCE_SP, em conjunto com o MemeLab, realiza de março a agosto uma rotina mensal de atividades sobre as práticas de streaming: oficinas teóricas, atividades práticas vinculadas à transmissão ao vivo dos encontros AVLAB São Paulo e desenvolvimento de software, seguidos de respectiva documentação. Em breve, mais detalhes serão anunciados em nosso site. As inscrições para a oficina introdutória de março já estão abertas.
Organização MemeLab e CCE_SP
+
Data 12 mar | Horário 11h às 19h | Local CCE_SP. Av Angélica, 1091 – Higienópolis, São Paulo SP | Vagas 15 | Inscrições até 10/03, enviar e-mail para cultura4@ccebrasil.org.br
+ info www.memelab.com.br

dia 15 | Novas tecnologias
_
AVLAB São Paulo #9Estratégia sonora: a produção e difusão musical em rede
_
Dando continuidade aos Encontros AVLAB São Paulo, espaço para compartilhar conhecimentos sobre os processos criativos nos campos da arte, tecnologia, música experimental e seus derivados, convidamos, para a curadoria do primeiro evento do ano, a dada radio aka Amadeu Zoe, webradio que desde 2006 veicula, através do programa Reverbe, uma grande diversidade de selos musicais livres, chamados netlabels, além de uma vasta pesquisa na área da música contemporânea e experimental a partir de redes P2P. Os convidados para discutir a questão são a netlabel Sinewave, que já conta com mais de 80 lançamentos em rede, a Rádio Independência ou Marte, originada na Universidade Federal de São Carlos e atualmente ligada ao circuito Fora do Eixo, e o produtor de mashups DJ Thomash.
Organização CCE_SP
Coordenação Daniel Gonzalez Xavier
Conceito original AVLAB Medialab-Prado
+
Data 15 mar | Horário 19h30 às 21h30 | Local CCE_SP. Av Angélica, 1091 – Higienópolis, São Paulo SP | Lotação 80 lugares
+ info www.ccebrasil.org.br

dia 20 | Artes cênicas
_
Teatro del Temple em São Paulo
_
A Cia Teatro del Temple (Zaragoza, España) surgiu em 1994 e se consolidou pela qualidade e coerência estética, sob a direção de Carlos Martín e Alfonso Plou. O grupo vem ao Brasil, a convite do CCE_SP, para apresentar o espetáculo Yo mono libre na IV edição do Festival Iberoamericano de Teatro e realizar uma oficina na SP Escola de Teatro. A peça é uma versão respeitosa de “Comunicação a uma academia” de Franz Kafka (1917) e propõe aproximação a um processo de mudança do personagem, oferecendo-lhe ferramentas para acalmar um angustioso estado de alarme provocado por seu instinto de sobrevivência.
Organização CCE_SP
+
Espetáculo
Data 20 mar | Horário 21h | Local Memorial da América Latina. Av Auro Soares Moura de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo SP | Ingressos na bilheteria do teatro no dia a partir das 14h
Oficina
Data 21 mar | Horário 9h | Local SP Escola de Teatro. Av Rangel Pestana, 2401 – Brás, São Paulo SP | Inscrições www.spescoladeteatro.org.br – até 11 mar
+ info www.ccebrasil.org.br

dia 21 | Artes visuais
_
Encontro das residências_em_rede [ibero-américa] 2011
_
Criado em São Paulo em 2008 com o apoio da AECID, o residências_em_rede [ibero-américa] reúne programas de residências artísticas auto-geridas, a maioria criadas por iniciativas de artistas ou coletivos presentes em 12 países ibero-americanos. Trata-se de uma plataforma que visa reforçar a capacidade de organização de seus membros, criar um fórum permanente de diálogo e trabalho entre eles e impulsionar a produção de projetos em parceria com organizações regionais e internacionais. O encontro em Lima é organizado pelo CCE local e pelos programas de residências Tupac e Escuelab. Será um fórum presencial, onde os membros da rede discutirão suas novas possibilidades de gestão em busca de mais autonomia e da descentralização da coordenação. O encontro contará também com a participação de residências membros da rede Res Artis, os quais apresentarão seus projetos com a intenção de criar intercâmbios com a r_em_r_[i].
Organização CCE_SP, CCE Lima e Tupac
Colaboração Escuelab
+
Data 21 a 27 mar | Horário 9h às 18h | Local Centro Cultural da Espanha em Lima. Tupac y Escuelab – Lima, Peru | Encontro fechado
+ info http://residenciasenred.blogspot.com

dia 22 | Novas tecnologias
_
O futuro da informação: compartilhamento, colaboração e a sociedade do conhecimento
_
Ministrado desde 2010 em centros culturais, o curso o futuro da informação, composto por 12 encontros semanais, dá sequência a um trabalho iniciado na USP pelo Prof. Imre Simon em 1998. Serão abordadas as transformações econômicas, culturais e políticas que acompanham a Internet, através de exemplos e debates com protagonistas das mesmas. As várias teorias que nos permitem entender melhor fenômenos como: Software Livre, Wikipédia, movimentos de Cultura Livre e produção livre da ciência, da educação e do hardware, serão explicadas enquanto
Divulgação.
questionados os limites de sua validade, estimulando um pensamento crítico a respeito do mundo permeado pela rede. O organizador desta instância é Alexandre Hannud Abdo abdo@member.fsf.org.
Organização CCE_SP
+
Data 22 e 29 mar | Horário 19h às 22h | Local CCE_SP. Av Angélica, 1091 – Higienópolis, São Paulo SP | Vagas 30 | Inscrições cultura4@ccebrasil.org.br
+ info ementa do curso http://pt.wikiversity.org/wiki/O_Futuro_da_Informação

dia 28 | Artes visuais
_

Curadoria e contexto: programa de oficinas de curadoria 2011
_
Tem como objetivo colaborar para a formação conceitual e prática em projetos curatoriais, com ênfase em arte contemporânea, dando continuidade ao trabalho iniciado com o Experiências Dialógicas, realizado entre 2008 e 2010. Formado por quatro oficinas intensivas, cada encontro abordará o exercício da curadoria com relação às seguintes temáticas: Curadoria e gestão/produção; Curadoria e Geopolítica; Curadoria e mediação; Curadoria diante das tecnologias de divulgação e memória cultural. Ao término do programa, os participantes irão elaborar projetos curatoriais fundados nos conteúdos estudados. Destinado a curadores e agentes do sistema de arte que desenvolvem atividades relacionadas a práticas curatoriais como artistas, mediadores, educadores, críticos e produtores.

Oficina #1: curadoria e gestão/produção
Faz parte do trabalho curatorial a reflexão sobre a gestão e análise da viabilidade orçamentária do projeto a ser realizado, como também a familiaridade com o contexto cultural, econômico e mercadológico onde está inserido o projeto, aí incluídas as instituições envolvidas e os potenciais apoiadores/patrocinadores. Nesta oficina, serão discutidos exemplos de negociação/articulação entre o projeto curatorial conceitual e sua viabilidade gerencial e orçamentária, uma vez que delas dependem o impacto social, os desdobramentos, a circulação e distribuição que o projeto venha a ter. Convidados: Gustavo Wanderley da Casa da Ribeira (Natal/RN) e outro convidado a confirmar. Mediação: Fórum Permanente.
Organização CCE_SP e Fórum Permanente
+
Data 28 mar a 1 abr | Local CCE_SP. Av Angélica, 1091 – Higienópolis, São Paulo SP | Vagas 15 | Inscrições carta de intenção (500 caracteres), mini-CV (500 caracteres) e síntese de um projeto curatorial articulado com o tema da oficina (até 2 páginas A4, incluindo imagens) para curadoria@forumpermanente.org
+ info www.ccebrasil.org.br

+ continua
| Gestão cultural
_
Curso elaboração de projetos culturais: conceito, prática e financiamento
_
Continua neste mês o curso que visa capacitar artistas, ativistas, agentes e produtores no entendimento e compreensão dos conceitos, políticas e práticas em torno do universo cultural. Pretende também proporcionar a construção de estratégias de captação de recursos tendo como foco alguns editais públicos e privados. Realizado em parceria entre a Ação Educativa e o CCE_SP, está na segunda edição, sendo que a primeira foi realizada no segundo semestre de 2010. Conteúdos por módulo: teoria da elaboração de projetos; conceito de cultura; política cultural no Brasil; financiamento de projetos.
Organização Ação Educativa e CCE_SP
+
Data até 22 mar, segundas e terças | Horário 19 às 22h | Local Ação Educativa. R General Jardim, 660 – Vila Burque, São Paulo SP | Inscrições encerradas
+ info www.acaoeducativa.org

| Artes visuais

_
Antoni Muntadas na Estação Pinacoteca
_
A exposição Informação>>espaço>>controle, com obras do artista visual Antoni Muntadas (Barcelona, Espanha, 1942) em diferentes épocas da sua carreira, continua aberta à visitação. Muntadas, que já teve trabalhos expostos diversas vezes no Brasil desde os anos setenta, tendo participado inclusive de duas Bienais de São Paulo (1981 e 1983), tem se direcionado, na última década, à questão da instrumentalização do medo em situações de fronteira, expressa em arquiteturas e urbanismos de exclusão. A mostra tem curadoria do colombiano José Roca, eleito curador-chefe da Bienal do Mercosul em 2011.
Organização Pinacoteca do Estado de São Paulo
Colaboração SEAC – Sociedade Estatal para a Ação Cultural e MAEC – Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha
+
Data até 8 abr | Local Estação Pinacoteca. Lgo General Osório, 66 – Jardim da Luz, São Paulo SP
+ info www.seacex.es

dia 3 | Audiovisual
_
Lope em sessão especial de pre-estreia
_
CCE_SP, Consulado da Espanha em São Paulo e Warner Bros. promovem sessão de pré-estreia do filme Lope para convidados. O filme é uma coprodução entre Brasil e Espanha dirigida pelo brasileiro Andrucha Waddington e conta a história da juventude de um dos maiores dramaturgos e poetas de todos os tempos, autor de obras como Amarílis (1621) e La Arcádia (1598): Félix Lope de Vega (1562 – 1635). O ator argentino Alberto Ammann interpreta o protagonista Lope, ao lado das atrizes espanholas Pilar López de Ayala e Leonor Watling e dos brasileiros Selton Mello e Sonia Braga.
Organização CCE_SP, Consulado da Espanha em São Paulo e Warner Bros.
+
Data 3 mar | Para convidados
+ info www.ccebrasil.org.br

dia 12 | Música
_
Ciclo São Paulo: seus povos e suas músicas, na Biblioteca Mário de Andrade
_
O ciclo, iniciado em fevereiro, deseja celebrar a diversidade cultural da cidade por meio de encontros semanais que tratam dos diferentes grupos de imigrantes de São Paulo. Cada encontro é composto por palestra com um especialista e apresentação musical, através da curadoria da pesquisadora e intérprete Anna Maria Kieffer. Em março, os temas serão: germânicos, húngaros e andinos. O CCE_SP colabora com essa iniciativa por meio do seu programa Centro de Recursos, que viabiliza o empréstimo de equipamentos a entidades parceiras para a realização de atividades culturais.
Organização Biblioteca Mário de Andrade, Associação de Amigos e Patronos da Biblioteca Mário de Andrade e Fundação Japão
Colaboração CCE_SP e outros
+
Data 12, 19 e 26 mar | Horário 16h às 18h | Local Biblioteca Mário de Andrade. R da Consolação, 94 – Centro, São Paulo SP
+ info www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/

_
Twitteratura e Anilla Cultural no festival de literatura Kosmopolis
_
Kosmopolis é uma festa-laboratório de espírito inovador realizada bienalmente pelo Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, na Espanha, onde a literatura, em todas as suas vertentes, interage com as artes e as ciências. A sexta edição acontecerá de 24 a 28 de março e contará com a participação da Rede Hipermédula da AECID através do projeto Twitteratura: um concurso de tweets literários. O ganhador receberá o prêmio durante o Kosmopolis 2011 no contexto da Anilla Cultural Latino-américa Europa, plataforma de centros culturais em rede que utilizam a Internet 2.0. As inscrições para o Twitteratura vão até 14 de março.
+ info https://hipermedula.org/

Cidade da Cultura de Galícia
_
Após 10 anos de obras, são inaugurados os primeiros edifícios da imensa Cidade da Cultura de Galícia, na Espanha. Localizada em Santiago de Compostela, cujo centro histórico é Patrimônio Cultural da Humanidade, a Cidade se apresenta como símbolo arquitetônico no novo século e, ao mesmo tempo, um pólo cultural de grande importância dedicado ao conhecimento e à criatividade contemporânea. O projeto foi desenhado e coordenado pelo arquiteto norte-americano Peter Eisenman para acolher as melhores expressões da cultura mundial. Ao todo, o projeto é composto por 6 prédios, mas apenas dois estão finalizados: a Biblioteca e o Arquivo de Galícia. Ainda este ano, serão inaugurados mais dois edifícios: o Museu da Galícia e os Serviços Centrais.
+ info www.cidadedacultura.org

+ Objetivos do Milênio
Participe você também desse movimento global para melhorar a vida no mundo!
O CCE_SP/AECID quer aportar o seu grão de areia para atingir as metas dos ODM através de sua ação cultural e, por isso, irá apresentar nas próximas agendas, durante o ano de 2011, cada um desses objetivos e formas de mobilização para alcançá-los.
+ info www.pnud.org.br + aconteceu

| Artes visuais
_
Mônica Nador: Autoria Compartilhada
_
Em forma de um grande ateliê, a original exposição, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), resultou em um prolongamento das atividades que a artista plástica Mônica Nador vem desenvolvendo com a comunidade do Jardim Miriam, na zona sul de São Paulo, através do Jardim Miriam Arte Clube, o JAMAC. A proposta é levar para o espaço expositivo o caráter de experimentação artística que norteia as atividades realizadas naquela comunidade, mostrando o núcleo de pintura em estêncil composto pelos seus moradores, sob coordenação da artista. O JAMAC foi fundado em 2003 e hoje funcionam oficinas de estêncil, cinema e animação, além do café filosófico. O CCE_SP colabora com o JAMAC desde 2007.
+ info http://autoriacompartilhada.wordpress.com/
| Novas tecnologias
_
8 anos da rede VJBR
_
O CCE_SP colaborou com a celebração dos 8 anos do projeto Coletivo VJBR através do seu programa Central de Recursos, viabilizando o empréstimo de equipamentos dentro da linha Novas Tecnologias. VJBR é uma comunidade brasileira de VJs agregada à internet pela lista de discussão VJBR e o site VJBR.net. A lista foi criada pelo VJ Pixel no início de 2003 e hoje possui mais 340 VJs e interessados de todas as regiões do Brasil. O encontro, realizado em 12 de fevereiro na Serralheria, teve formato Open Space: encontro presencial entre os vídeo artistas para intercâmbio de técnicas e práticas audiovisuais em um ambiente informal, com infra-estrutura de 2 mesas de corte e 5 projetores.
+ info http://vjbr.net

| Música
_
Silver City – Sunset Party, no MIS

_
O programa Sunset Party do MIS – Museu da Imagem e do Som apresentou, em 12 de fevereiro, o duo de argentinos do grupo Silver City, composto por Fernando Pulichino (baixo e DJ) e Julian Sanza (teclados, synths e programação), cujo som é uma mistura de Jazz, House, Space Disco e Indie Rock. A banda surgiu em 1999 no Mar del Plata, na Argentina, e hoje os músicos vivem entre Barcelona na Espanha e Leeds na Inglaterra. Na
+ aconteceu
abertura do programa, o paulistano DJ Tahira mostrou seu repertório marcado por influências como jazz, soul, funk, música brasileira, latina e africana. O CCE_SP colaborou com a atividade.
+ info www.myspace.

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×