Ciclo Hack no Sesc Pompeia

INSTITUTO SERGIO MOTTA
São Paulo. Brasil. 9 e 10 de julho 2011.
Oficinas de Criatividade da unidade do Sesc Pompeia
SESC POMPEIA
Rua Clélia, 93. São Paulo/SP t. (11)
3871.7700
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Um time de artistas-hackers vindos de diferentes cantos do Brasil irão ocupar as Oficinas de Criatividade da unidade do Sesc Pompeia nos dias 9 e 10 de julho. O encontro pretende discutir e promover a cultura dos hacklabs, medialabs e laboratórios de experimentação em tecnologia e arte. A primeira atividade do ciclo de mesas acontece dia 9, a partir das 14h30, com a apresentação de alguns Hacklabs e laboratórios experimentais em arte e tecnologia no Brasil com os coletivos MuSA (Multimídia, Sistemas e Artes) de Santa Catarina, LaboCA (Laboratório de Computação e Artes) de Recife, Projeto Gambiologia de Belo Horizonte, Orquestra Organismo de Curitiba e Garoa Hacker Clube de São Paulo. No dia 10, Marcelo Bressanin, Felipe Fonseca e a curadora do 9º Prêmio Sergio Motta, Giselle Beiguelman, são os provocadores de questões sobre arte e tecnologia.

Ciclo de conversas e laboratórios abertos para discutir e promover a cultura dos hacklabs, medialabs e laboratórios de experimentação em tecnologia e arteSábado e domingo das 14h às 20h, nas Oficinas de Criatividade. Inscrições no dia da atividade, a partir das 13h. Grátis.

SABADO, dia 09/07

14h30 » Abrindo os códigos  Apresentação de alguns Hacklabs e laboratórios experimentais em arte e tecnologia no Brasil. Com os coletivos MuSA (Multimídia, Sistemas e Artes), de Santa Catarina, LaboCA (Laboratório de Computação e Artes), de Recife, Projeto Gambiologia, de Belo Horizonte , Orquestra Organismo, de Curitiba , Garoa Hacher Club, Meta Reciclagem, HackLab Leste e AVLab, de São Paulo.» Vagas: 50

17h00 2 Workshops simultâneos:
» Projeto Orientado em Gambiologia: Gambiologia é um neologismo que se refere à ‘Ciência da Gambiarra’ no contexto tecnológico. Nesta oficina serão apresentadas noções básicas de Eletrônica e design gambiológico, através da criação de circuitos eletrônicos que simulam sons de percussão. Use sua imaginação e traga algum objeto para abrigar seu instrumento, como latas de metal, brinquedos velhos, aparelhos estragados, telefones antigos, etc.» Orientação: Fred Paulino e Lucas Mafra (Gambiologia.net)» Duração: 3 horas Vagas: 25

» Laboratório de Computação e Artes – LaBoCA Laboratório onde serão abordados princípios da arte-computação sob uma perspectiva prática, através do uso das ferramentas Processing e Pure Data como linguagem poético-criativa para a construção de obras artísticas interativas. No processo, os participantes mergulham no universo dos algoritmos e em projetos de circuitos eletrônicos artesanais para produzirem obras artísticas interativas com tecnologias sustentáveis.» Orientação: Jarbas Jacome e Jeraman» Duração: 3 horas Vagas: 25

+ Bancada Aberta Espaço aberto e autogerido pelos público para trocas de experiências, ideias e processos, convívio e consultas.» Livre

DOMINGO, dia 10/07

14h00 2 Workshops simultâneos:
» ConSerto: Computabilidade da Vertigem Partindo da ambiguidade da palavra conserto (fazer reparos em objetos) e concerto (no sentido de performance musical) pretende-se criar rituais onde o que é «técnica» (no sentido de tecnologia) e o que é «arte» (no sentido de estéticas e poéticas) constroem novos e potentes discursos sobre a tecnocracia que nos cerca e aponta para novas possibilidades. Somos capazes (e/ou «serão nossas máquinas capazes?») de criar discursos de uma espécie de «subjetividade coletiva» usando estes «conSertos» como meio da transformação de inteligência «artificial» novamente numa inteligência coletiva? Ao conSerto interessa a linha tênue entre homem-máquina como uma possibilidade de interagir de maneira mais catártica e sublime com todos estes dados que estamos despejando nas «nuvens».» Orientação: Glerm Soares» Duração: 3 horas Vagas: 25

» Laboratório de Computação Criativa com coletivo MuSA Tendo a bricolagem como modus operandi, os participantes serão incentivados a desenvolver projetos de experimentação tecno-artística baseando-se na utilização criativa dos recursos como o Scratch, uma linguagem de programação livre e visual onde programas são escritos com o mouse, sem a necessidade de digitar linhas de código. A partir do conhecimento da linguagem Scratch, será demonstrada sua integração com a plataforma de «computação física» Arduino. Os participantes serão convidados a criar programas/histórias que interajam com o mundo físico através de sensores e atuadores, como a manipulação de sons, motores, leds, etc.» Orientação: Oriel Frigo e Vilson Vieira» Duração: 3 horas Vagas: 25

+ Bancada Aberta Espaço aberto e autogerido pelos público para trocas de experiências, ideias e processos, convívio e consultas.» Livre

18h00 » Provocações sobre arte e tecnologia
Provocações sobre arte e tecnologia com os provocadores Giselle Beiguelman, Marcelo Bressanin e Felipe Fonseca.» Dia 10. Domingo, das 18h às 20h» Inscrições a partir das 13h do dia 10/07» 50 vagas» Grátis

Horário de funcionamento do atendimento. Terça a sexta, das 13h às 17h30 e das 18h30 às 22h. Sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h

+ info http://obratecnologia.com.br

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