Desafios da Arte em Rede

Río de Janeiro. Brasil. 02 e 04 de dezembro 2011.
I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação
MAM Rio / Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro
Pilotis – Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo,
☎ 2240-4944
Odeon Petrobras
http://culturadigital.br/

Baixe informações detalhadas do evento!


O evento Desafios da Arte em Rede I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação tem como objetivo dar continuidade às ações conjuntas entre o Ministério da Cultura e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no programa de pesquisa e inovação em Cultura, Arte e Tecnologia.

Além de difundir as ações do programa, o evento visa abrir um ciclo de reflexão continuada sobre o papel da cultura e das artes nos processos de inovação, através do debate de ideias entre gestores de políticas públicas, universidades, pesquisadores e artistas interessados na agenda.

Para esta I Rodada o MinC e a RNP propõem o painel-debate A arte em rede e a inovação. Uma conversa sobre as possibilidades que a interação entre as redes computacionais avançadas e a criação artística aportam para a inovação organizacional, de processos e/ou produtos.

É parte da programação também o espetáculo de arte telemática FRÁGIL, do projeto LABORATORIUM MAPA D2, realizado simultaneamente entre as cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador, com transmissão simultânea via Internet.

O LABORATORIUM MAPA D2 agrega três grupos de pesquisa artística e quatro grupos tecnológicos em torno da investigação, exploração e aplicabilidade das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e do Audiovisual na criação de FRÁGIL, espetáculo de arte telemática idealizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudiovisual – GP Poética (UFBA), coordenado por Ivani Santana.

FRÁGIL é fruto da intersecção de obras que se cruzam – na rede – para tratar de um tema comum: a fragilidade humana.
O espetáculo, inédito no Rio, é composto de uma instalação performativa do grupo LPCA (UFC) de Fortaleza, um hiperorganismo criado pelo NANO (Núcleo de Arte e Novos Organismos – EBA/PPGAV/UFRJ) e uma performance cênica do GP Poética.

FRÁGIL poderá ser assistido também via Internet, através dos sites www.poeticatecnologia.ufba.brwww.mapad2.ufba.br. No ambiente virtual, o usuário-web terá a disposição o “olhar” de câmeras instaladas nos locais das apresentações, criando assim, em tempo real, a dramaturgia do espetáculo.
As imagens serão captadas simultaneamente no MAM Rio, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, em Fortaleza, e no Campus Universitário de Ondina, da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.
Trata-se de uma experiência estética de aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação em processos de criação artística, tendo como foco o desenvolvimento de novas possibilidades de produção e interação de diversas linguagens das Artes através da rede.

Além desse espetáculo, serão realizados ainda dois Open Labs: o primeiro articula “literatura – dança -imagem – interatividade”, com curadoria de Heloisa Buarque de Holanda; e o segundo, intitulado Projeto Hoseo, é uma realização de Alejandra Ceriani.

A Rede como meio – Mais que um ambiente para transmissão de informação, a Rede torna-se o meio que determina as condições artísticas e estéticas para a criação deste espetáculo. Além da complexidade de uma obra criada especificamente pelo potencial da rede, outro grande desafio é integrar diferentes linguagens preservando a proposição estética e artística de cada uma delas.

O projeto utiliza a ferramenta computacional ARTHRON, desenvolvida pelo LAVID/UFPB a partir de experiências em arte telemática realizadas com o GP Poética desde 2005, mesmo ano do lançamento do novo backbone da Internet Acadêmica, a Rede Ipê, onde atua, com apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Responsável pela primeira rede de acesso à Internet no Brasil, a RNP é uma organização social mantida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC) e da Cultura (MinC). A RNP opera a rede Ipê, backbone acadêmico nacional, que tem pontos de presença em 27 Unidades da Federação e interconecta mais de 600 instituições de ensino e pesquisa, atendendo a mais de um milhão de
usuários.
O evento Desafios da Arte em Rede – I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação é uma parceria entre Ministério da Cultura e RNP com o Festival Internacional CulturaDigital.Br (www.culturadigital.org.br), a ser realizado entre os dias 02 e 04 de dezembro, também no MAM Rio e no Odeon Petrobras.

 

+ info http://culturadigital.br

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×