Lançamento Nomadismos Tecnológicos

São Paulo, Brasil. 7 de dezembro 2011. 18:30 hs.
Lançamento Nomadismos Tecnológicos
http://www.ism.org.br www.editorasenacsp.com.br 

Organizado por Giselle Beiguelman e Jorge La Ferla, Nomadismos Tecnológicos é resultado de um simpósio internacional realizado pelo Espacio Fundación Telefónica (EFT) – Argentina e pelo Instituto Sergio Motta (ISM) – Brasil, em 2009. A publicação será lançada no dia 7 de dezembro, a partir das 18h30, na Livraria da Vila, rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena em São Paulo.

Trata-se de um volume único na área dos estudos sobre os impactos das telecomunicações na contemporaneidade, que certamente se tornará referencial. Com ênfase no tema da mobilidade, uma das questões centrais atualmente, o livro promove uma abordagem multidisciplinar sobre o assunto, discutindo novas práticas culturais, estéticas emergentes, impactos sociológicos, hábitos de consumo, mudanças econômicas e geopolíticas.

Esta diversidade de abordagens é levada adiante por um time de especialistas de renome internacional oriundos de importantes centros de pesquisa e universidades, como a Brown University, o Ontario College, a Universidad de San Andrés, a PUC-SP e a 
Universidade de Buenos Aires, entre outras.

A publicação contém uma Introdução dos organizadores, mais 14 textos de cada um dos 
especialistas: Alejandro Artopoulos, André Lemos, Andrea di Castro, David McIntosh, Giselle Beiguelman, Lucas Bambozzi, Lucia Santaella, Marcus Bastos, Mariela Yeregui, Martha Ladly, Nelson Brissac Peixoto, Tim Creswell, Wendy Chun e Wolfgang Schäffner.

Em maio de 2011 o livro teve a sua versão em espanhol lançada na Argentina, saiba mais.

Sobre os organizadores
Giselle Beiguelman (São Paulo) é artista e professora universitária. Atua nas áreas relacionadas à criação e crítica de artemídia. Foi professora da pós-graduação em comunicação e semiótica da PUC-SP (2001-2011) e é professora da FAU-USP. Foi curadora do Nokia Trends (2007 e 2008) e diretora artística do Instituto Sergio Motta (2008-2010). Informações sobre suas obras artísticas e trabalhos críticos estão disponíveis em seu site: www.desvirtual.com.

Jorge La Ferla (Buenos Aires) é professor catedrático da universidade de Buenos Aires, da Universidade de Cinema de Buenos Aires e da Universidade de Los Andes, Bogotá, Colômbia. Editou trinta livros sobre arte e mídia. Autor dos livros Video en la Puna: Los viajes de Valdez (Editorial Nueva Librería, 1994) e Cine (y) digital. Aproximaciones a posibles convergencias entre el cinematógrafo y la computadora (Ed. Manantial, 2009), entre outros. É curador de cinema, vídeo e novas tecnologias com ampla atuação internacional.

Sinopse
Esta coletânea tem como foco o extenso e intenso uso das tecnologias móveis, como o telefone celular, e também a teoria e a prática artísticas decorrentes desses recursos eletrônicos recentemente introduzidos, trazendo a importante argumentação de especialistas a respeito das implicações dessas tecnologias, tanto no que se refere, por exemplo, às possibilidades de comunicação e de articulação de usuários em redes sociais como no que remete ao crescente assédio eletrônico voltado para o incentivo ao consumo dos mais diferentes bens e serviços.

Infomações
Valor: R$ 59,90
Numero de páginas: 280
www.editorasenacsp.com.br

+ info http://www.ism.org.br

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×