10ª Semana de Museus em todo Brasil

Belo Horizonte (MG), Brasil. 14 al 20 de maio 2012.
10ª Semana de Museus.
http://www.museus.gov.br/

Confira aqui a programação completa da 10ª Semana de Museus!



10ª Semana de Museus: com atividades em todo Brasil, terá ato oficial em BH

 

Museu de Artes e Ofícios sedia abertura da 10ª Semana de Museus
Começa na segunda-feira (14), com atividades em todas as regiões do país, a 10ª Semana de Museus.

O ato oficial que marca as comemorações acontece na terça-feira (15), às 10h, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte (MG), quando a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Ibram/MinC, José do Nascimento Jr., lançam o cronograma de editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012.

Na tarde do mesmo dia, a ministra visitará o Centro de Arte PopularCemig, que integra o Circuito Cultural da Liberdade, inaugurado no dia 19 de março.

A tradicional temporada de eventos organizada pelo Ibram, que celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), traz este ano, em sua décima edição, o tema Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações.

Exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas, entre outras atividades, são algumas das ações previstas. Serão, ao todo, 3.420 eventos em 1.114 museus e instituições culturais das 27 unidades da federação.

Museus Ibram

Museu do Açude (RJ) reabre durante a 10ª Semana de Museus
Todos os 30 museus vinculados ao Ibram/MinC programaram atividades para a 10ª Semana de Museus. As atividades refletem a diversidade cultural brasileira e múltiplos olhares sobre o tema da edição 2012.

No Museu das Missões (RS), a programação será aberta no dia 14 (segunda-feira), a partir das 9h, com o tradicional ritual Guarani de acendimento do Tatarandé (fogo místico) ou Pira Cultural, seguida do ritual da erva mate e mateada.

No mesmo dia, das 14 às 18h, o Museu do Diamante promove visita virtual itinerante levando o acervo da instituição via internet a comunidades afastadas do centro histórico de Diamantina (MG).

Também sintonizado com o tema proposto este ano, o Museu das Bandeiras, da Cidade de Goiás (GO), promove na quinta-feira (17), das 19h30 às 22h, oficina que aborda Novos desafios e novas inspirações para o Arquivo Histórico da instituição.

Encerrando a Semana, no domingo (20), o Museu do Açude (RJ) retoma suas atividades em grande estilo. Após dois anos fechado para obras de recuperação, contará com instalação da artista Iole de Freitas e show da cantora Monica Salmaso. Mais atividades dos museus Ibram na programação completa da 10ª Semana de Museus.

+ info http://www.museus.gov.br

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×