Congresso Cult de Jornalismo Cultural

São Paulo, Brasil. De 28 a 31 de maio 2012.
4º Congresso Cult de Jornalismo Cultural
Teatro Tuca.
R. Monte Alegre, 1024, Perdizes
Incrições Espaço Revista CULT.
R. Inácio Pereira da Rocha, 400 – Vila Madalena
www.espacorevistacult.com.br
revistacult.uol.com.br
www.ccebrasil.org.br

 

 

 

4º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural

 

Em quatro dias de programação, convidados estrangeiros e brasileiros abordarão discussões acerca da cultura e sua relação com o jornalismo. Nesta edição a temática do Congresso faz referência à obra Dialética da Ilustração, de Theodor Adorno e Max Horkheimer, sobre a Indústria Cultural. O CCE_SP colabora com o Congresso desde a sua primeira edição, através da participação de vários especialistas e traz, desta vez, o espanhol Juan Barja, poeta e ensaísta espanhol além de Diretor do Círculo de Bellas Artes, uma das mais importantes instituições europeias para a difusão do pensamento e da produção cultural contemporânea. Juan Barja participará da mesa O negócio da cultura, no dia 28 às 17h.

Dentre as atrações confirmadas, destaque também para nomes como, David Kessler (diretor de Redação da revista francesa Les Inrockuptibles), Alcino Leite Neto (Grupo Folha), Juan Barja (diretor do Círculo de Bellas Artes de Madrid), Nina Pauer (colaboradora da revista alemã Zeit), Francisco Bosco (O Globo), Claire Denis (cineasta francesa), Moritz Müller-Wirth (editor-chefe adjunto do jornal alemão Die Zeit), Paulo Werneck (Folha de S.Paulo), Anita Bay Bundegaard (editora de Opinião e Cultura do jornal dinamarquês Politiken), Marcos Augusto Gonçalves (Folha de S.Paulo), Marcos Flamínio (diretor de Redação de Cult) e Gay Talese, escritor norte-americano considerado um dos criadores do movimento batizado de Novo Jornalismo, na década de 60, e autor da biografia do cantor Frank Sinatra.

 

 

A ideia do Congresso Internacional CULT de Jornalismo Cultural foi delineada pela Revista CULT em parceria com algumas das mais importantes universidades do Brasil e tem o objetivo de reunir pensadores, artistas e jornalistas interessados em um mundo democrático que valorize seus bens culturais.

O Congresso Internacional CULT de Jornalismo Cultural realizou suas duas primeiras edições – em 2009 e 2010 – no TUCA, teatro da PUC-SP. Em 2011, em sua terceira edição, foi realizado em parceria com o SESC Vila Mariana.

O evento conta com o apoio acadêmico de algumas das melhores universidades do país: PUC-SP, Faculdade Cásper Líbero, ECA-USP, Mackenzie, Unesp, Metodista, UFRJ e PUC-RS. As entidades apoiadoras são: Instituto Goethe, Centro Cultural da Espanha, Instituto Cultural da Dinamarca e Associação Brasileira de Imprensa.

Desde sua primeira edição o Congresso CULT contou com a participação de grandes intelectuais, pensadores e artistas de renome internacional. Em 2009, Juan Cruz, diretor-adjunto da redação do jornal espanhol El País, Olgária Matos, professora titular de Filosofia da USP, Cristóvão Tezza, escritor, – além de jornalistas dos principais veículos de comunicação do país – fizeram parte da programação de cinco dias.

No ano de 2010, Clarice Lispector foi a homenageada pelo congresso, que contou com a participação de Beatriz Sarlo, crítica literária argentina, Eric Lax, jornalista e escritor norte-americano, Hervé Aubron, editor-adjunto da revista francesa Le Magazine Littéraire, Chico de Oliveira e Paula Arantes, sociólogos e professores eméritos da USP, Laís Bodanzky, cineasta , Julia Encke, crítica literária do jornal alemão Frankfurter Allgemeine, Lobão, e outros artistas e intelectuais consagrados.

A terceira edição, realizada no SESC Vila Mariana, trouxe nove palestrantes internacionais e prestou homenagem ao cineasta Glauber Rocha. Werner Herzog, ícone do cinema, ministrou a palestra de abertura. O escritores Enrique Vila-Matas e Pedro Juan Gutiérrez, a ensaísta Camille Paglia e os pensadores Slavoj Zizek e Roger Chartier estiveram presentes. Os jornalistas Jon Lee Arderson (Estados Unidos), Héctor Feliciano (Porto Rico), Julián Gorodischer (Argentina), Otavio Frias Filho, diretor de redação do jornal Folha de São Paulo, entre muitos outros, participaram de debates. Teatro, cinema e música foram debatidos por Felipe Hirsch, Hector Babenco e Zeca Baleiro.

O Congresso CULT reúne jornalistas dos principais periódicos brasileiros em mesas de debate com professores universitários, escritores e artistas. Tem certificado de extensão universitária e carga horária definida por lei. Recebe um público estimado em 600 pessoas por dia, formado principalmente por estudantes de graduação e de pós-graduação, além de muitos professores e gestores culturais.

Data 28 a 31 mai | Horário 09h às 21h | Local Teatro Tuca. R. Monte Alegre, 1024, Perdizes – SP | Incrições Espaço Revista CULT. R. Inácio Pereira da Rocha, 400 – Vila Madalena – SP

+ info www.espacorevistacult.com.br/congresso e
+ info www.ccebrasil.org.br

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×