Cursos Gratuitos Criatividade e Tecnologia

São Paulo, Brasil. 18 outubro a 15 dezembro de 2012.
Oficinas de Processos Criativos e Tecnologia
Dúvidas: oficinas@ism.org.br
www.oficinasculturais.org.br

http://ism.org.br

Veja a programação

 

Oficinas de Processos Criativos e Tecnologia

O Instituto Sergio Motta, em parceria com as Oficinas Culturais, oferece a partir de outubro cursos gratuitos de curta duração para diferentes faixas etárias

As inscrições podem ser feitas diretamente nas unidades das Oficinas Culturais

A popularização dos computadores, celulares e softwares livres fez com que as ferramentas de criação estivessem ao alcance de todos. De consumidores, passamos a produtores de conteúdo e compartilhamos diariamente fotos, vídeos, sons e textos na internet e redes sociais. Diante desse cenário, o Instituto Sergio Motta – ISM (www.ism.org.br), em parceria com as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (www.oficinasculturais.org.br), oferece um ciclo de 12 cursos gratuitos em 5 bairros da capital paulistana.

O projeto Oficinas de Processos Criativos e Tecnologia tem como objetivo ampliar o acesso da população a equipamentos e softwares, estimular o uso criativo das tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano e refletir sobre a produção contemporânea. Para isso, as atividades oferecidas vão desde aulas de eletrônica e computação para crianças, passando por cursos de audiovisual e design para jovens e adultos, até literatura contemporânea e fotografia digital para a terceira idade. As aulas serão ministradas por um time de jovens profissionais com atuação de destaque em cada uma dessas linguagens.

Outra direção importante da programação está no ampliação do horizonte profissional e capacitação técnica dos participantes. Nesse sentido, são oferecidas oficinas práticas de webdesign com software livre, introdução à lógica de programação e práticas audiovisuais avançadas. Nesse último segmento, o destaque é a participação do Visualfarm, produtora pioneira no Brasil no uso de novas tecnologias projetivas, que será responsável pela oficina de Video Mapping, Cenografia Projetiva, Vídeo Cenário e Pintura de Luz que tem início no dia 18 de outubro na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi.

Os demais cursos que tem início na segunda quinzena de outubro são: Introdução à Prática de Remix Audiovisual, Oficina de VJ e Video Mapping, Introdução à Fotografia Digital, Light Painting (Pintura de Luz), Procedimentos Criativos na Internet, Crição de Portfólios online e Faz de Conta que não Sou Eu – oficina de literatura e introdução a redes sociais.

Pensar a inclusão digital crítica, criativa e participativa, é nessa direção que apontam as atividades oferecidas: “Trata-se de uma ação viabilizada em uma parceria que reúne entes públicos e privados, visando expandir os circuitos culturais da cidade e levar uma formação gratuita e de qualidade para as áreas menos centrais”, explica Wilma Motta, Presidente de Honra do ISM.

As aulas acontecem entre os meses de outubro e dezembro de 2012 em seis unidades das Oficinas Culturais da capital sendo duas atividades em cada local.

A programação estende-se até o dia 15 de dezembro, quando será realizada uma tarde de atividades e apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. O evento marcará o encerramento do projeto e será uma oportunidade para que os alunos troquem experiências e conheçam outras técnicas e referências trabalhadas nos cursos. Para ampliar esse espaço de trocas, o site do Instituto Sergio Motta disponibilizará, ao final do projeto, um material desenvolvido pelos educadores para que as atividades possam ser replicadas em todo o país.

O projeto conta também com o apoio do Istituto Europeo di Design
(www.ied.edu.br) onde serão realizadas aulas práticas em laboratórios de informática.

As inscrições podem ser feitas diretamente nas unidades das Oficinas Culturais: www.oficinasculturais.org.br

 

Programação:

Oficina Cultural Alfredo Volpi – Itaquera
>>Oficina de Introdução à Prática de Remix Audiovisual
>>Oficina de VJ e Video Mapping

Oficina Cultural Luiz Gonzaga – São Miguel Paulista
>>Procedimentos Criativos na Internet – Curso Teórico e Prático sobre o Audiovisual on e off-line
>>Futebol de robôs: Oficina de Eletrônica Básica, Computação Física e Arduíno

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Vila Brasilândia
>>Curso Prático de Design para Internet, com Tecnologias Livres
>>Introdução à Programação Criativa com Processing

Oficina Cultural Casa Mário de Andrade – Barra Funda
>>Escrevo para Quem?
>>Oficina de Portfólios Online

Oficina Cultural Amácio Mazzaropi – Brás
>>LIGHT PAINTING – Oficina de Fotografia
>>Vídeo Mapping, Cenografia Projetiva, Vídeo Cenário e Pintura de Luz

Oficina Cultural da Terceira Idade – Brás
>>Faz de Conta que não Sou Eu
>>MUNDO IMAGEM – Introdução à Fotografia Digital

Contato para dúvidas sobre as atividades: oficinas@ism.org.br

 

Sobre o Instituto Sergio Motta

O Instituto é uma organização social sem fins lucrativos, que busca debater os desafios do desenvolvimento brasileiro, dedicando grande parcela de seus esforços a estimular políticas e mecanismos de inclusão social e promoção da cidadania, a partir do viés da inovação tecnológica. Apóia também manifestações de cultura e arte, em sua diversidade de formas e suportes.

Sobre as Oficinas Culturais

Criadas em 1986, as Oficinas Culturais são espaços destinados às atividades culturais que proporcionam oportunidades de aquisição de novos conhecimentos e novas vivências de experimentação e de contato com as mais diversas formas de expressão em cultura. POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. -, responsável pelas Oficinas Culturais, tem por objetivo proporcionar gratuitamente atividades de formação e difusão nas mais diversas expressões artísticas. O público atingido pelas Oficinas Culturais é diversificado, as atividades podem ser dirigidas às crianças, jovens, adultos ou terceira idade.

+ info http://ism.org.br

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×