ComKids Green no Sesc Vila Mariana

Fechas
Jueves 22 de noviembre ’12 - 10:00 hs.

São Paulo, Brasil. 22 de novembro de 2012
ComKids Green no Sesc Vila Mariana
Consultas: vanessafort@sing.com.br
http://comkids.com.br

 

 

 

Quando os temas relacionados com o meio ambiente estão em crescente e urgente importância, o ComKids torna-se Green. Com o objetivo de debater este assunto, ComKids Green cria um espaço para apresentação de cases, projetos e work in progress de iniciativas, em uma combinação criativa de comunicação, cultura e arte para crianças.

Na sua programação, profissionais e especialistas da área da infância apresentam seus trabalhos e pesquisas para inspirar a reflexão, criação e abordagens editoriais inovadoras para a infância, buscando caminhos para a mídia potencializar – por meio de abordagens positivas – o interesse das crianças pelo meio ambiente. Entre os temas estão: a relação natural da infância com a natureza, o potencial de criação (e “colheita”) de histórias e narrativas, mitologia, formatos eletrônicos, cuidados que se devem ter nas abordagens editoriais, entre outros.

Mesa 1:
Colheitas e achados: meio ambiente sobre a perspectiva infantil” Reunião de realizadores de projetos e pesquisas que atuam no ambiente das crianças, vendo-o como um hábitat para o seu desenvolvimento. A ideia é que diversas realidades infantis se vejam representadas por meio de cada uma das abordagens.Participantes:
Moderação de Rita Mendonça, do Instituto Romã de Vivências da Natureza

  • Tatiane Klein (PIB-Mirim, Instituto Socioambiental)
  • Gabriela Romeu – jornalista, documentarista e idealizadora do Projeto Infâncias
  • Marisa Villi (Instituto Paulo Montenegro)
  • Simone Molitor (Goethe-Institut), que falará sobre a série de TV latino-americana “Senha Verde” (que teve co-produção da TV Brasil)

Mesa 2:
“Formação de público e iniciativas de meio ambiente”, trata de discutir experiências de audiovisual, cultura e meio ambiente na perspectiva de ações específicas de formação de público.

Os participantes são:
Moderação de Fábio Luiz Vasconcelos, do SESC-SP.

  • Luiza Lins (Mostra Internacional de Cinema Infantil de Florianópolis)
  • Chico Guariba (Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental)
  • Aida Queiroz (Anima Mundi)
  • Denise Baena (Gerência Socioeducativa do SESC SP), que falará sobre os projetos SESC na área.

Mesa 3:
Meio ambiente na tela: produções audiovisuais para a infância“, trazendo algumas das mais importantes experiências em produção audiovisual infanto-juvenil que têm relação editorial com o tema.

 Participantes: A mediação fica sob a responsabilidade de André Mermelstein, jornalista e editor da revista Tela Viva.

  • Célia Catunda, criadora da série “Peixonauta” (ganhadora do Prix Jeunesse Iberoamericano 2009)
  • Paula Taborda, gerente de programação do Canal Gloob
  • Rosane Svartman, diretora do filme Tainá 3
  • Glauber Piva (ANCINE)

Mesa 4:
“Como encantar as crianças para temas de meio ambiente?”, escritores e contadores de histórias irão potencializar os caminhos das narrativas e dos personagens para a construção de uma relação afetiva com a natureza e a ecologia.

Participantes:
A mediação será de Beth Carmona, Presidente do Midiativa e Diretora Geral do ComKids.

  • Daniel Munduruku (educador, Diretor-Presidente do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais, escritor de livros, entre eles: “Coisas de onça”, “As peripécias do Jabuti” e “Coisas de índio”)
  • Heloísa Prieto (educadora e autora de livros infanto-juvenis: “Duendes e gnomos”, “Monstros e mundos misteriosos”, “De todos os cantos do mundo”, entre outros)
  • Ilan Brenman(educador e autor de livros infantis: “A mulher que não sabia guardar segredos”, “Mais narrativas preferidas de um contador de histórias”, “As princesas também soltam pum”, entre outros).

+ info http://comkids.com.br

Deja un comentario