Edital Intercâmbio e Difusão Cultural en Brasil

Fechas
Sábado 19 de enero ’13 - 13:00 hs.

Brasilia. Brasil. Do dia 19 de janeiro ao 24 de junho de 2013
Intercâmbio e Difusão Cultural – MINC BRASIL
Ministério da Cultura
Fundo Nacional da Cultura da Sefic

http://www.cultura.gov.br

Edital Completa Aqui!

 

 

Com investimentos de R$ 3,3 milhões do Fundo Nacional da Cultura (FNC), a seleção contempla viagens que ocorrerão entre março e agosto de 2013, já que os meses de janeiro e fevereiro foram contemplados no edital de 2012.

Os artistas, técnicos, agentes e estudiosos selecionados no edital receberão auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.

 

Coletivo Branco do Olho foi um dos projetos beneficiados em 2012

O benefício pode ser utilizado para custear transporte de material, cenários ou equipamentos utilizados na realização da atividade, assim como para outras tarefas relativas aos eventos.

O resultado esperado da ação é a difusão, a capacitação e a multiplicação cultural nas áreas do circo, da dança, do teatro, da música, do audiovisual, da memória, do movimento social negro, do patrimônio museológico, das novas mídias, do design e de serviços criativos, entre outras expressões culturais.

A continuidade do Programa, com o lançamento do edital ainda este ano, mostra a importância da difusão e do intercâmbio da cultura brasileira. A iniciativa é imprescindível para o desenvolvimento do nosso setor porque promove a possibilidade de vivências dos artistas no Brasil e no exterior”, disse o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), Henilton Menezes.

Inscrições para 2013

As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC www.cultura.gov.br. Orientações, dicas de inscrição, preenchimento de formulário e contrapartidas podem ser obtidas em cartilha explicativa elaborada pelo Ministério.

Viagens previstas para: Encaminhamento das solicitações até:
Março 19/01/2013
Abril 21/02/2013
Maio 13/03/2013
Junho 02/04/2013
Julho 14/05/2013
Agosto 24/06/2013

 

O que é o Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural?

Trata-se de programa gerenciado pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura-SEFIC, que tem como objetivo a promoção da difusão e do intercâmbio da cultura brasileira.

Qual o objetivo do Edital de Intercâmbio n. 1/2013?

Conceder auxílio financeiro para viabilizar a participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos da cultura brasileira em eventos culturais.

Quais áreas culturais são atendidas?

Quaisquer áreas e expressões culturais consideradas relevantes para o Ministério da Cultura-MinC possuem amparo no Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural.

Quais atividades poderão ser custeadas com os recursos do edital?

a) Apresentação de trabalho próprio, inclusive quando em participação em evento de reconhecimento ao trabalho próprio desenvolvido (premiações e homenagens);
b) Residência artística;
c) Cursos ou atividades de capacitação nas áreas da cultura e demais setores criativos. PARTICIPAÇÃO

Quem pode se inscrever no edital?

Pessoa física, grupo ou instituição cultural privada sem finalidade lucrativa.

Quem não pode se inscrever?

Não podem participar do edital:
a) Instituição pública / ente federado;
b) Instituição sem natureza cultural;
c) Instituição com finalidade lucrativa;
d) Instituições que possuam dentre seus dirigentes: membros do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público ou do Tribunal de Contas da União, ou respectivo cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau;
e) Servidor público vinculado ao órgão ou instituição concedente, ou respectivo cônjuge, companheiro, parentesco consanguíneo em linha reta, colateral e/ou por afinidade até o 3º grau.

Instituição Privada sem natureza cultural pode concorrer?

Não. Requerimento apresentado por instituição pública, por pessoa jurídica com finalidade lucrativa ou por pessoa jurídica sem natureza cultural será desclassificado.

Grupos não instituídos juridicamente podem se inscrever?

Sim. Nesse caso, a candidatura deverá ser feita em nome da pessoa física responsável pelo grupo.

Se eu me inscrever como grupo posso alterar para categoria individual se houver desistência de integrantes?

Não. Vide regra do Edital item 5.11.

Confira aqui o Edital de Intercâmbio nº 1/2013.
Veja aqui a cartilha explicativa.

Mais informações
Coordenação Geral de Projetos Apoiados pelo Fundo Nacional da Cultura da Sefic
Telefone do núcleo de atendimento: (61) 2024.2039

+ info http://www.cultura.gov.br

Deja un comentario