Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil

Fechas
Martes 30 de septiembre ’14 - 16:00 hs.

São Paulo, Brasil. Até 16 de novembro de 2014.
19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil
Panoramas do Sul
De 6 de outubro a 6 de dezembro de 2015
19festival@videobrasil.org.br
http://site.videobrasil.org.br

Edital Obras
Edital Projetos

19_Festival_Arte_Contemporanea_Sesc_Videobrasil_octubre_2014_2015

 

 

CONVOCATÓRIA

19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil / Panoramas do Sul
exposições, mostra de filmes, performances, residências artísticas, programas públicos, ações educativas e publicações

O Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil se consolidou ao longo dos anos como uma plataforma diversificada e múltipla voltada para a difusão, o fomento e a reflexão em torno da produção artística do “Sul global”. Fazem parte desse painel países da América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Europa, Ásia e Oceania.

Significativas mudanças geopolíticas vêm acontecendo, redimensionando intensamente as noções de Norte e Sul. Mesmo assim, é possível identificar a necessidade de atuar em prol de um campo artístico e cultural de regiões que ainda precisam inventar novas formas de circulação e visibilidade.

Em sua 19ª edição, o Festival transforma o Sul no grande direcionador de seus eixos curatoriais, e não mais apenas de sua mostra competitiva. Toda a programação tem como referência, portanto, o Sul e suas múltiplas questões. Essas questões – que, de alguma forma, são as inspirações e parâmetros para a seleção de obras e projetos que participam do Festival – dizem respeito a diásporas, identidades híbridas, trânsito migratório e viagens, narrativas pessoais, memórias, isolamento, tecido social e insularidade.

Panoramas do Sul, que intitulava a mostra competitiva em edições anteriores, é agora transformado em corpo central da programação do Festival, composta por obras e projetos selecionados por meio de dois editais distintos. Também faz parte dessa edição obras de artistas convidados, com trajetórias que, apesar de referenciais no contexto do Sul, são ainda pouco conhecidas no cenário global. A triangulação entre África, Caribe e América do Sul está no cerne de suas reflexões.

Por meio de encontros, residências, prêmios e comissionamentos, interessa ao Festival intensificar e ampliar a colaboração entre artistas, povos e culturas, fomentar diálogos pertinentes às experiências compartilhadas e estabelecer debates horizontais que evidenciem o trânsito de ideias e práticas no mundo contemporâneo, contribuindo para consolidar uma rede ativa de intercâmbios artísticos.

A Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo convidam artistas interessados em participar da seleção de obras e projetos para o 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, que acontece de 6 de outubro a 6 de dezembro de 2015 no Sesc Pompeia, em São Paulo, Brasil. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 16 de novembro de 2014.

A participação de artistas por meio de convocatória aberta é uma estratégia democrática e vital para o Festival. Serve à construção de uma plataforma de visibilidade, debate e produção de conhecimento nessa região. Ambos editais contemplam quaisquer suportes, técnicas e expressões artísticas.

Informações Importantes

Artistas e grupos podem inscrever até 3 (três) obras e/ou 1 (um) projeto, em consonância com os termos dos editais.
Serão aceitas inscrições de obras e projetos de quaisquer suportes e técnicas, de artistas nascidos ou residentes há mais de cinco anos nas regiões do Sul Global que são foco do Festival:
África
América Latina e Caribe
Ásia 
Europa
Oceania
Oriente Médio

A Comissão Curadora selecionará 4 (quatro) projetos para produção de obra de arte. Cada projeto receberá aporte financeiro de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e será acompanhado por um dos curadores até a sua apresentação no Festival.

A Comissão Curadora dessa edição é formada por Solange Farkas e pelos curadores convidados Bernardo de Souza, Bitu Cassundé, João Laia e Júlia Rebouças.

O Festival concederá, a partir da indicação do Júri de Premiação (a ser divulgado em 2015), 1 (um) prêmio em dinheiro no valor de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais) e 9 (nove) prêmios de residência artística, com duração de dois meses, em instituições parceiras da Rede Videobrasil de Residências ao redor do mundo. Os prêmios não se aplicam aos projetos selecionados pelo Festival.

Como estratégia para ampliar a visibilidade das obras selecionadas e o conhecimento sobre os processos dos artistas, o Festival divulgará os trabalhos por meio da plataforma de pesquisa online desenvolvida pela Associação, a PLATAFORMA:VB; de publicações; e de documentários e entrevistas produzidas para o Canal VB.
Visando a consolidação de uma rede ativa de intercâmbios que contribui para a inserção dos artistas selecionados no circuito da arte e cultura contemporâneas, a 19ª edição do Festival promoverá também atividades de Programas Públicos, com encontros entre artistas, curadores, críticos, pesquisadores, representantes de instituições e de residências artísticas.
Leia atentamente os dois editais antes de iniciar sua inscrição e, então, faça seu cadastro nesta página.

Mais informações, escreva para 19festival@videobrasil.org.br

+ info http://site.videobrasil.org.br

Deja un comentario