InShadow 2015

Lisboa, Portugal. Hasta el 31 de mayo de 2015.
InShadow
Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias
Vo’Arte
São Luiz Teatro Municipal
http://voarte.com
En Facebook

PDF / Regulamento 2015
Ficha de  inscrição / Performance / Teatro / Dança / Instalação / Artes Visuais
Ficha de  inscrição / Vídeo

inshadow_2015_Festival_Internacional_Vídeo_Performance_Tecnologias_Vo_Arte_mayo_2015

InShadow 2015

Estão oficialmente abertas as candidaturas para o Festival InShadow 2015 nas áreas de Vídeo-Dança, Documentário, Performance, Instalação e, este ano também, candidaturas na área da Animação e de 1minuto Vídeo-Dança.

Participem e habilitem-se a ganhar um dos prémios InShadow e a ter o vosso trabalho reconhecido internacionalmente!

InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias é uma iniciativa inovadora da Vo’Arte em co-produção com o São Luiz Teatro Municipal. É uma referência no território da criação contemporânea transdisciplinar, com destaque para a convergência entre a imagem e o corpo e processos de criação artística fundados na tecnologia.

InShadow explora atmosferas interdisciplinares pela reflexão sobre soluções estéticas e técnicas de representação do corpo no ecrã, no palco e noutros espaços de actuação. Géneros e linguagens cruzam-se em vídeos, espectáculos e performances, instalações e exposições.

A programação integra uma competição de vídeo-dança e vídeo-arte, competição de documentários, espectáculos, performance (solo), uma secção destinada ao público infanto-juvenil – LittleShadow -, uma forte componente de formação com workshops e masterclasses destinados a público especializado e ao grande público, bem como instalações e exposições que expandem o Festival pela cidade. A vitalidade de um diálogo aberto pelo encontro da experiência de artistas consagrados com as visões de criadores emergentes.

InShadow promove a criação contemporânea e imprime novos cruzamentos e olhares na cidade de Lisboa em diálogo com o Mundo.

Festival

InShadow confirma ser uma referência no território da criação contemporânea transdisciplinar, com destaque para a convergência entre a imagem e o corpo e processos de criação artística fundados na tecnologia.

O Festival InShadow é único no seu programa: dedica-se ao vídeo-dança e documentário, a espectáculos e exposições, instalações e, apresenta ainda, um forte projecto educativo e de formação.

Este ano recebemos cerca de 500 candidaturas oriundas de mais de 40 países, ascendendo à maior participação de sempre: exibimos 46 filmes vídeo-dança, 11 documentários em competição com 8 prémios atribuídos.

O Festival contou com 7 espectáculos, 6 sessões especiais, 6 sessões de filmes de animação, 3 exposições, 7 instalações, 2 concertos e 2 festas, totalizando mais de 120 horas de programação e a participação de 100 artistas e 30 países representados.
Na secção LittleShadow tivemos mais de 650 crianças em 3 actividades diferentes – espectáculo, filmes de animação e Laboratório Actividades Criativas. E, na área da formação, contámos com 8 workshops, 4 masterclasses e com a participação de 230 pessoas.

Entre outros cruzamentos e encontros, o InShadow apresentou várias propostas dedicadas ao país convidado – Reino Unido – todos os espectáculos foram estreias nacionais e tivemos um longo warmup, com 27 extensões exibidas pelo Mundo fora.

InShadow foi apresentado ao longo de 12 dias em 14 espaços, dos quais 7 foram novos: São Luiz Teatro Municipal, Teatro do Bairro, Centro Cultural Malaposta, Museu da Marioneta, Museu do Oriente, Museu Bordalo Pinheiro, Centro Nacional de Cultura, Largo Residências, Pickpocket Gallery, Oceanário de Lisboa, Cinemateca Portuguesa, ETIC, FMH e ESTAL.

Este ano, o InShadow apresentou a programação mais inclusiva de sempre. A Vo’Arte continua a dar passos pioneiros na área da acessibilidade, como consequência do trabalho desenvolvido desde há 10 anos com a CiM – Companhia Integrada Multidisciplinar e também, desde 2013, da relação com o Projecto Europeu Unlimited Access, de apoio às melhores práticas inclusivas de programação, divulgação e criação nas artes performativas.

Este ano da programação inclusiva fizeram parte 2 espectáculos assumidos por artistas com deficiência (RING THE CHANGES + e Rins), 2 espectáculos com língua gestual e audio-descrição em palco (STOP Watching! e Best of You), 1 Sessão Especial, 1 instalação, 1 concerto e 2 workshops.

Ainda no âmbito dos projectos de cooperação europeia, a Vo’Arte é também co-organizadora do EVDH – European Video Dance Heritage, projecto pioneiro, com coordenação da Maison de la Dance, que visa preservar a memória da dança na Europa.

Tal como o Universo se expande a grande velocidade, também o Festival InShadow se estende e propaga a cada edição, colocando em perspectiva os valores materiais e simbólicos, associados à representação presencial, mecânica e imagética do corpo.
Expandimos em números, em espaços, em actividades, em parcerias, em imagens e corpos.
Crescemos em audiência e mais de 5.000 pessoas vieram ao InShadow e ao novo espaço de programação, o Oceanário de Lisboa, mais de 20.000 pessoas assistiram à instalação da Sue Austin.

O sucesso desta edição em muito deveu à qualidade e criatividade dos trabalhos que nos chegaram, assim como às parcerias estabelecidas, por isso, a todos, o nosso sincero agradecimento.

InShadow, o corpo imagina-se na sombra.

 

+ info http://voarte.com

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×