Engrenagem, de Eder Santos

Sao Paulo, Brasil. Abril 2018.
Registro de perfomance Eder Santos
15º Festival Videobrasil
55 11 36450516
Rua Jaguaré Mirim, 210
Vila Leopoldina / 05311 020
http://site.videobrasil.org.br

 

 

 

Registro de perfomance realizada por Eder Santos no 15º Festival Videobrasil.

A performance-concerto relê as obras mais importantes realizadas por Eder Santos nos últimos 20 anos, com a participação, ao vivo, dos convidados Paulo Santos e Stephen Vitiello, músicos, e da performer Ana Gastelois. Entre as cenas, surgem fragmentos de trabalhos recentes de Eder, como a performance em que os atores Monica Ribeiro e Rodolfo Vaz latem para a câmera.
Engrenagem culmina com a apresentação do trabalho homônimo de Ana Gastelois, que cria, ao vivo, uma fusão de desenho, grafismo, gesto e dança.

 

Engrenagem 2005, performance Eder Santos

A performance-concerto relê algumas obras mais importantes realizadas por Eder Santos, com a participação, ao vivo, do músico Paulo Santos – com quem já havia trabalhado em Passagem de Mariana (1996), Pincélulas (1998) e Concerto para pirâmide, orquestra e sacrifício (2001) –, do artista Stephen Vitiello e da performer Ana Gastelois. Engrenagem cria, ao vivo, uma fusão de desenho, grafismo, gesto e dança, aludindo a procedimentos já comuns nos trabalhos de Santos com a imagem eletrônica, nos quais esta frequentemente é usada para cruzar e potencializar as possibilidades cênicas e visuais de atos performáticos – de música, canto, dança, poesia e teatro. A obra foi comissionada pela Associação Cultural Videobrasil.

Ficha técnica complementar

Direção de fotografia – Evandro Rogers Barbosa
Direção musical – Paulo Santos, Stephen Vitiello
Trilha sonora – André Hallak, Breno Fortes, Bruno Monteiro, Evandro Rogers Barbosa, Josefina Cerqueira, Nádia Maria, Paulo Carvalho
Produção – Nádia Maria
Edição de cinema e vídeo – Bruno Monteiro

 

Eder Santos Belo Horizonte MG, Brasil, 1960

Autor de uma densa obra em vídeo e instalação, é graduado em Belas Artes e em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por meio de ruídos, interferências e uma ampla gama de distúrbios no aparato técnico, seus trabalhos buscam restituir às imagens a vitalidade muitas vezes perdida em meio aos clichês da indústria cultural. Dirigiu o longa Enredando as pessoas (1995) premiado em festivais de cinema em Havana, Cuba e Suíça. Realizou as exposições individuais Suspensão e Fluidez, na ARCO de Madri, Espanha (2009); e Roteiro Amarrado, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro (2010). Seus vídeos integram acervos de instituições como o Musem of Modern Art, Nova York; e o Centre Georges Pompidou, Paris. Vive e trabalha em Belo Horizonte.

 

+ info http://site.videobrasil.org.br

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×