Bienal de Arte Têxtil Contemporânea 2018

Guimarães, Portugal. De 1 setembro a 20 outubro 2018
Contextile 2018

Bienal de Arte Têxtil Contemporânea
Palácio Vila Flor – CCVF
Av. Dom Afonso Henriques, 701
bienal@contextile.pt
http://contextile.pt

 

Ann Hamilton apresenta intervenção artística na Contextile 2018

 

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL

Contextile 2018. (IN)Orgânico

Bienal de Arte Têxtil Contemporânea

1 setembro a 20 outubro 2018

A Exposição Internacional conta com 59 obras, de 52 artistas, seleccionados por um júri internacional a partir de uma convocatória. Um retrato da criação da arte têxtil contemporânea no panorama artístico nacional e internacional com obras provenientes de artistas dos quatro cantos do mundo.

Palácio Vila Flor – CCVF
Av. Dom Afonso Henriques, 701
Terça a Domingo das 10h às 13h e das 14:30 às 19h

A 4ª edição da Bienal de Arte Têxtil Contemporânea_Contextile 2018, realizar-se-á de 1 de Setembro a 20 de Outubro de 2018 na cidade de Guimarães, habitando os seus diferentes espaços culturais e artísticos, de domínio público e/ou privado, com o apoio e parceria do Município de Guimarães, entre outros.

A crescente adesão da comunidade artística nacional e internacional, tem correspondido de forma empenhada ao nosso desafio permanente (e de missão…) que é o de colocar o têxtil no contexto da criação artística contemporânea. Mas, também, o acolhimento junto dos vimaranenses e de toda a comunidade deste território que, queremos afirmar, de cultura têxtil.

Este ano, a Contextile no seguimento da reflexão dos últimos anos sobre o mundo e o território que nos acolhe, e enquanto colectivo, gostaria de a partilhar com os artistas. Nesta sequência aponta um caminho comum e propõe que os trabalhos possam enquadrar-se nesta temática: (In)Orgânico.

(IN)Orgânico – O orgânico é compreendido como algo que está vivo, arraigado e resulta do acumular de camadas. É puro, essencial, fundamental, inato, e ao mesmo tempo é parte da natureza de algo ou de alguém.
A raiz etimológica de orgânico é órgão. Isto poderá relacionar a intervenção como processo – entrelaçando e deslaçando – o órgão é tão fundamental para o corpo como a comunidade é um elemento fundamental de sustentabilidade de um território.
Enquanto o orgânico refere-se a sistemas vivos, inorgânico relaciona-se com a matéria não viva. Este jogo paradoxal entre o “ser” e “não ser” leva à decomposição da palavra. Encorajamo-lo a pensar e explorar o (In)orgânico como conceito; como forma de compreensão dos processos, do ser das coisas e da transformação do ser.

 

Filmed in 2012 at Manhattan’s Park Avenue Armory, artist Ann Hamilton discusses her installation the event of a thread, which occupied the Armory’s cavernous drill hall. Credits: Producer: Ian Forster. Consulting Producer: Wesley Miller & Nick Ravich. Interview: Ian Forster. Camera: Stephanie Andreou, Ian Forster & Nick Ravich. Sound: Stephanie Andreou. Editor: Morgan Riles. Artwork Courtesy: Ann Hamilton. Special Thanks: Park Avenue Armory.

 

ANN HAMILTON | ARTISTA CONVIDADA

1 setembro a 20 outubro 2018
Intervenção artística de grande escala da artista norte-americana Ann Hamilton, convidada pela bienal para desenvolver e produzir um projecto artístico, específico e em contexto, para a Contextile 2018, tendo como referência o conceito e enquadramento temático.

Sociedade Martins Sarmento
Rua Paio Galvão
Terça a Domingo: 9:30/12:00 e 14:00/17:00

CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Plataforma das Artes e da Criatividade (PAC)
Av. Conde Margaride, 175
Terça a Domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00 (última entrada às 18h30)

Mercado Municipal de Guimarães
R. do Montinho, 5
Todos os dias das 8h00 às 17h00

 

DVORA MORAG | ARTISTA CONVIDADA
1 setembro a 20 outubro 2018
A bienal convidou Dvora Morag, artista israelita com expressão artística relevante na área do têxtil e com participação na edição de 2012, a criar e produzir uma intervenção artística no CAAA, em torno do conceito temático do “(In) Organic”.

CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura
Rua Padre Augusto Borges de Sá
Segunda a Sábado das 14h30 às 19h

 

FIBER ART FEVER! | PAÍS CONVIDADO
1 setembro a 20 outubro 2018
Em parceria com o Colectivo francês “Fiber Art Fever!” a bienal apresenta uma exposição com obras de cerca de 20 artistas franceses, com curadoria conjunta, e em coerência com o conceito temático da Contextile 2018.

Palacete Santiago / Museu de Alberto Sampaio
Praça São Tiago, 31
Terça-feira a domingo das 09h00 às 18h00

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
1 setembro a 20 outubro 2018
A Contextile 2018, na continuidade de uma estratégia de cooperação e aproximação entre o Bordado de Guimarães e a Indústria Têxtil com a arte têxtil contemporânea, convocou artistas, nacionais e internacionais, para a realização de residências artísticas, a realizarem-se entre Junho e Setembro de 2018, tendo como objectivo a criação e produção de obras artísticas, partindo da temática proposta pela Bienal.

Convento de Santo António dos Capuchos
Rua Dr. Joaquim de Meira, 4810 Guimarães

 

BIENNALE INTERNATIONALE DU LIN DE PORTNEUF
1 setembro a 20 outubro 2018
A BILP – Biennale Internationale du Lin de Portneuf (Quebec / Canada) participa na Contextile 2018 com duas Residências artísticas, numa parceria de cooperação entre bienais e territórios de cultura têxtil.

Convento de Santo António dos Capuchos
Rua Dr. Joaquim de Meira, 4810 Guimarães

MAGIC CARPETS | EXPOSIÇÃO SATÉLITE
1 setembro a 20 outubro 2018
Tuesday to Sunday from 10am till 1pm and 2pm till 7pm (last entry at 6.30pm)
A Contextile 2018 receberá duas artistas em residência artística da plataforma Magic Carpets. Esta plataforma reúne 13 parceiros europeus e focada na mobilidade de artistas emergentes para trabalhar em áreas da arte de cariz social responsável …

Casa da Memória
Av. Conde Margaride, 536

”EMERGÊNCIAS”: ENSINO ARTÍSTICO E CRIAÇÃO TÊXTIL
1 setembro a 20 outubro 2018
A Contextile, na continuidade das edições anteriores, convidou escolas artísticas com disciplinas de técnicas têxteis – FBAUP (Faculdade de Belas Artes do Porto), Escola Artística Soares dos Reis (Porto), Escola Artística António Arroio (Lisboa), FBAUL (Lisboa), desafiando os alunos (e as escolas) para a criação e produção de trabalhos de arte têxtil, que serão apresentados em forma de exposição e instalação. Serão realizadas outras actividades conexas: workshops, talks, visitas em contexto.

IDEGUI – Instituto de Design de Guimarães
Rua da Ramada, 52
Segunda a Sábado das 10h00 às 19h00

TEXTILETALKS
2 e 3 Setembro 2018
Parte fundamental da ação da Bienal, para o enquadramento do têxtil no contexto da arte contemporânea, centra-se na reflexão e debate de projetos e ideias. Nesse sentido, as TextileTalks promovem a apresentação e discussão de projetos e obras artísticas, dentro do conceito temático.

Black Box CIAJG
Plataforma das Artes e da Criatividade (PAC)
Av. Conde Margaride, 175

WORKSHOPS: “EXPERIMENTAR O TÊXTIL”
Estão previstos um conjunto de workshops técnicos e criativos destinados a artistas e ao público em geral, das diferentes áreas artísticas (informação detalhada em breve.)

ESAG – Escola Superior Artística de Guimarães
R. Francisco Agra, 92

SERVIÇO EDUCATIVO
Workshops Escolas
Estão previstos um conjunto de workshops técnicos e criativos destinados às escolas.

IDEGUI – Instituto de Design de Guimarães
Rua da Ramada, 52

VISITAS GUIADAS E ORIENTADAS
Estão previstos um conjunto de visitas orientadas e guiadas, com artistas e curadores, em torno das exposições, destinadas a artistas, escolas e ao público em geral. (Para marcar visita orientada, envie um email para bienal@contextile.pt)

+ info http://contextile.pt

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×