CCE_SP en Noviembre

Centro Cultural da Espanha em São Paulo

dia 4 | Dança

Festival Contemporâneo de Dança

A 3a edição do Festival procura ressaltar o papel do artista como criador de contextos alternativos de criação, apresentação e difusão em dança na tentativa de ampliar as iniciativas direcionadas à formação artística e à formação de um público informado e criticamente engajado. O evento em 2010, que tem direção artística da coreógrafa Adriana Grechi e direção geral de Amaury Cacciacarro Filho, oferecerá, além de apresentações e encontros com os artistas, duas oficinas gratuitas. O CCE_SP colabora mais uma vez com sua realização, neste ano, por meio da participação das espanholas Cuqui Jerez e Cristina Blanco, que apresentam a performance “The Croquis Reloaded” e uma oficina de criação. Além disso, Cristian Duarte e Paz Rojo apresentam “we think, we like that”, um experimento que integra o campo de trabalho de «A piece Together?», desenvolvido com o apoio do CCE_SP.

Organização Agência Fractal, Secretaria Municipal de Cultura e Caixa Econômica

Colaboração CCE_SP

Data 4 a 14 nov | Local Galeria Olido. Av São João, 473 – Centro, São Paulo SP | Contato Amaury Filho 11 3569 4447, 7876 6564, amaury@agenciafractal.com.br

+ info http://festivalcontemporaneodedanca.blogspot.com; http://apiecetogether.blogspot.com

dia 6 | Novas Tecnologias

Evento inaugural: Anilla Cultural – Nueva Ágora

A Anilla Cultural Latino-américa Europa é uma iniciativa da AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento com marco na celebração do Bicentenário das Independências de países latinoamericanos de língua espanhola. A ação consiste em impulsionar uma rede de Internet avançada que interconecte e favoreça o desenvolvimento de novos marcos de ação e formatos para a coprodução em rede, com o assessoramento técnico da Fundación i2Cat, possibilitando a conexão com as redes acadêmicas avançadas como a RedCLARA e GÉANT2. Nova Ágora é o nome escolhido para celebrar esse espaço ao mesmo tempo físico e virtual, local e global, que redefine e amplifica a noção grega de ágora na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Um fórum que se desdobra em redes distribuídas a partir das quais cada instituição cultural ou nó pode conectar-se com todos os outros, refletindo a singularidade de seu contexto e, ao mesmo tempo, compartilhando mudanças globais vertiginosas. O evento inaugural da Anilla Cultural Latinoamérica–Europa terá encontros presenciais em São Paulo (Brasil) e em Barcelona (Espanha), além de diversas sessões de trabalho por videoconferência.

Instituições participantes

AECID – Agencia Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (Espanha)
Fundación i2CAT (Espanha)
Centro Cultural España-Córdoba (Argentina)
Centro Cultural São Paulo (Brasil)
Museo de Arte Contemporáneo de la Universidad de Chile (Chile).
Museo de Antioquía (Colombia)

Data 6 nov | Local CCSP. R Vergueiro, 1000. Paraíso, São Paulo SP
+ info www.anillacultural.net

dia 9 | Novas Tecnologias

Encontro AVLAB: escritura digital no espaço urbano – video guerrilha

Revestir a paisagem urbana com imagens, sons e textos – escrituras digitais -, nos coloca a refazer o projeto urbano da cidade em projeções poéticas, e é esta a intenção do 7º encontro do ciclo AVLAB São Paulo, espaço para compartilhar conhecimentos sobre os processos criativos nos campos da arte, tecnologia, música experimental, e outros. Os três artistas convidados demonstrarão, através de seus trabalhos, o que há de novo nesta paisagem digital. No momento histórico da cultura on line, esta escritura digital reúne, em um só evento, o “sair de casa” com o “estar em casa”, ou melhor, o in – out, o ir e vir. Coordenação de Wilton Azevedo (artista multimídia, designer gráfico, poeta e músico cineasta) e Ricardo Botini (pesquisador de arte e tecnologias). Os artistas convidados são: Alexis Anastasiou, Dudão Melo e Alex D´Toledo.

Organização CCE_SP

Curadoria Daniel Gonzalez Xavier

Conceito original Medialab-Prado

+

Data 9 nov | Horário 19h30 às 21h30 | Local CCE_SP. Av Angélica, 1091 – Higienópolis, São Paulo SP

+ info www.ccebrasil.org.br

dia 12 | dança

Festival Panorama 2010: Com.Posições.Políticas + Seminário Economia da Dança

O Festival, realizado desde 1992, é composto por várias ações como espetáculos, oficinas e residências. O Seminário Economia da Dança foi integrado ao festival em 2008 como um espaço para pensar e discutir as questões ligadas à produção de dança no Brasil e, nesta edição, apresentará temas relativos à sustentabilidade na área. Em 2010, surge o Com.Posições.Políticas, espaço para a troca de informações e experiências sobre as diversas intersecções contemporâneas entre arte e política por meio do Seminário Cruzes Contemporâneos. O CCE_SP apoia essas duas ações dentro do Festival, sendo o Com.Posições.Políticas por meio da CAP, a Convocatória Aberta Permanente da AECID. Em 2010, o CCE_SP possibilitou ainda a participação de Ana Cecília Moreno Morales (Bolívia), Samuel Mico (Guiné Equatorial) e Myrian Jazmín (Paraguai) no Colaboratório, a residência artística do Festival Panorama.

Organização Associação Cultural Panorama e CCE_SP/AECID

Colaboração REDES – Redes de Desenvolvimento da Maré e Instituto Cervantes do Rio de Janeiro

Com.Posições.Políticas

Data 12 a 14 nov | Horário 14h às 18h | Local Instituto Cervantes do Rio de Janeiro. R Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo, Rio de Janeiro RJ

Data 15 nov | Horário 11h30 às 14h30 | Local Lona Cultural Herbert Vianna. R Ivanildo Alves, s/n – Maré, Rio de Janeiro RJ

Inscrições até 5 nov pelo email cpp@panoramafestival.com

Seminário Economia da Dança

Data 16 e 17 nov | Local Auditório do BNDES. Av Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro RJ | Inscrições pelo e-mail seminarios@panoramafestival.com

+ info http://panoramafestival.com/

dia 13 | Educação musical

Encontro Arte para Todos: perspectivas e desafios para a inclusão

O encontro visa discutir sobre as questões mais relevantes no que tange o ensino de arte frente ao desafio da inclusão da pessoa com deficiência. Irá reunir 2 iniciativas: o VII Simpósio de Educação Musical Especial – realizado há 6 anos em São Paulo no intuito de colaborar com a formação de professores e pessoas envolvidas com a educação musical inclusiva; e o I Encontro de Musicografia Braille – que visa reunir educadores musicais e interessados para discutirem sobre as tecnologias e aplicabilidade do Braille para o ensino musical. Podem se inscrever: estudantes e profissionais das áreas de artes e de educação, agentes sociais ligados a projetos socioeducativos, musicoterapeutas, arteterapeutas, entre outros.

Organização Santa Marcelina, CCE_SP e outros

Data 13 a 17 novembro | Horário a partir das 9h | Local Instituto de Artes da Unesp. R Dr Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda, São Paulo SP | Inscrições www.mostraeinclusao.com.br | Vagas 250

+ info www.mostraeinclusao.com.br

dia 22 | ACERCA

ACERCA cultura de proximidade: trabalho em rede

O programa, desenvolvido pelo CCE_SP no contexto do programa ACERCA de capacitação para o desenvolvimento do setor cultural, trabalha a gestão da cultura em comunidades periféricas e tem como finalidade apoiar a formação dos coordenadores de cultura da Rede de CEUs, proporcionando ferramentas conceituais e metodológicas para o desenho de projetos comunitários. Com este terceiro módulo se buscará fortalecer o diálogo e a articulação entre os coordenadores, colaborando com a construção de uma mentalidade de trabalho em rede efetivo, a partir de reflexões sobre os benefícios e a viabilidade da criação de projetos em rede e da articulação de demandas comuns.

Organização CCE_SP e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Data 22 a 25 nov | Local Rede de CEUs, São Paulo SP | Encontro Fechado

+ info www.ccebrasil.org.br

dia 21 | Participação e Cultura

Pílula de Cultura Feira Preta: o que é consciência negra pra você?

Neste mês que tem um dia dedicado à consciência negra, 20 de novembro, a Pílula de Cultura aborda o tema de maneira direta e propõe uma reflexão sobre o papel exercido pelo negro na sociedade brasileira. A programação cultural está composta por intervenções culturais contemporâneas afro-brasileiras em artes plásticas, literatura, cinema, moda e dança, celebrando a diversidade cultural. O projeto tem o apoio do CCE_SP/AECID por meio das CAP – Convocatórias Abertas Permanentes e está inserido na estratégia de dimensão econômica da cultura, em cruzamento com a prioridade horizontal de proteção das culturas afro-descendentes.

Organização Preta Multimídia, Instituto Feira Preta e CCE_SP

Data 21 nov | Horário 15 ás 20h | Local Casa das Caldeiras. Av Francisco Matarazzo, 2000 – Barra Funda, São Paulo SP
+ info feirapreta@uol.com.br


dia 27 | Música

III Encontro de Dj’s de São Paulo

A primera edição do evento foi celebrada em agosto de 2008 no CCSP através da parceria entre o CCE_SP e a Ong Ação Educativa, organizadora do evento junto com o curador Dj RG. O projeto tem como objetivo suprir uma lacuna já que a ascensão do Dj no cenário artístico é um fato: a partir da década de 1990 passa a ocupar lugar de destaque tanto como artista solo como na discotecagem e, nos últimos anos, essa figura se transformou também em produtor artístico. Durante o Encontro haverá apresentações musicais, oficinas, debates e mostra de filmes. Curadoria do Dj RG.

Coordenação CCE_SP e Ação Educativa

Dia 27 e 28 nov | Horário 14 às 21h | Local Tendal da Lapa. R Guaicurus, 1100 – Lapa, São Paulo – SP

+ info www.ccebrasil.org.br

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×