Twitteratura: Concurso de novas narrativas

14 de março de 2011, 10h no horário da Argentina (GMT – 3:00) – mesmo horário de Brasília -, com duração de 12 horas.

Twitteratura
Novas narrações em 140 caracteres – Concurso de literatura e redes sociais
A interação entre criadores e as Redes deu origem a novas formas de micronarrativas que alteram a relação produtor/leitor. Hipermédula.org, junto aos demais Centros Culturais da AECID, propõe uma ação e uma reflexão sobre o potencial destas novas formas de literatura por meio do concurso Twitteratura aliado a um evento na abertura do festivalKosmópolis.

Introdução
Com o advento das novas tecnologias e graças ao impacto das redes sociais, os usuários de Internet adotaram, desde alguns anos, hábitos de consumo e produção de conteúdo com características específicas, de acordo com o meio pelo qual circulam as mensagens.
A brevidade, a imediatez, o efêmero, parecem condições inerentes ao tipo de texto que se produz e se lê em plataformas como Facebook e Twitter. A partir desta perspectiva, o vital é o que se diz no momento presente, o arquivo pode não ser relevante e a fragmentação das narrativas põe em questão o princípio tradicional de linearidade.
Aproveitando essas particularidades e com clara intenção de construir pontes que contribuam com a redução da “brecha digital” (diferença de possibilidades de acesso e formas de uso da rede), Hipermédula.orgpropõe a realização de ações em que estejam implícitas essas características de produção. A primeira é a realização de um Concurso de narrativa breve, a segunda, um evento na abertura do festivalKosmópolis, a ser realizado nos dias 24, 25 e 26 de março no CCCB de Barcelona.

Sobre o concurso

Tema
O tema será livre. A gênesis de Hipemédula está ligada à Iberoamérica e à difusão de sua produção artística e cultural, por meio da atividade dosCentros Culturais da Espanha da AECID. Na multiplicidade de temáticas abordadas e na busca por colocá-las em diálogo, afloram direções impensadas, às vezes anáquicas, mas definitivamente geradoras e pontecializadoras de novos conteúdos. Circunscrever as condições de produção a uma temática resultaria, em função do que se propõe, uma limitação desnecessária.
Nós de Hipermédula apostamos na possibilidade de que as mensagens, narrativas e construções literárias livres que surjam deste encontro, possam se resignificar, mutar, se converter em outra coisa, inclusive em outro formato, uma vez colocadas em circulação.

Destinatários
O concurso é dirigido aos usuários (pessoas físicas) da rede solcialTwitter, maiores de idade, que vivam em qualquer país da Iberoamérica e/ou Espanha, que disponham de uma conta no Twitter e que sejam seguidores de Hipermédula (http://twitter.com/hipermedula).

Regras e Condições

1 - O concurso Twitteratura é organizado por Hipermédula.org na rede social Twitter.com cuja denominação é @hipermedula

2 – Poderá participar toda pessoa física maior de idade*, da Espanha ou Iberoamérica. Não serão considerados usuários com nomes de instituições, associações, grupos ou contas coletivas. Não requer inscrição prévia.

3 – Ficam excluídos de participar todas as pessoas integrantes de Hipermédula.org, da Anilla Cultural e dos Centros Culturais ou instituições que façam parte da organização.

4 - O ganhador deverá comprovar que cumpre os requisitos solicitados antes de ser anunciado publicamente. Para isso, uma vez selecionado, a organização exigirá dele a documentação pertinente.

5 - Cada participante deve dispor de uma conta ativa na rede socialTwitter.com com sua respectiva identidade e ser “seguidor/ follower” deHipermédula.org (@hipermedula). Ficarão excluídos aqueles usuários que apresentem múltiplas contas no concurso como também aqueles que repitam seus tweets, segundo condição expressa do Twitter.com.

6 – O concurso se desenvolverá no dia 14 de março de 2011, das 10h às 22h da Argentina (GMT – 3:00) – mesmo horário de Brasília -, período em que os participantes poderão enviar seus tweets, incluindo @hipermedula ao final ou no início do texto.

7 – Cada participante poderá enviar até 5 tweets, com seus textos nos idiomas espanhol e/ou português, durante as 12 horas de duração do concurso.

8 – A temática do concurso é livre. Devendo ser, os textos enviados, originais e inéditos e que não tenham sido premiados anteriormente.

9 – Os participantes eximem a organização de qualquer responsabilidade derivada de plágio ou de qualquer outra transgressão da legislação vigente em que possam incorrer os participantes.

10 - Os textos serão avaliados e pré-selecionados por um Júri de Pré-seleção, integrado por pessoas de referência na escrita em rede em cada um dos centros que integram a Anilla Cultural Latinoamérica-Europa:CCCBarcelona (Espanha), CCECórdoba (Argentina), CCSP – Centro Cultural São Paulo (Brasil), MAC Chile (Chile), Museo de Antioquia (Colômbia) y elCCE_São Paulo (Brasil).

11 – Os melhores 100 textos serão colocados para o Júri de Premiação, que será apresentado nos próximos dias, para selecionar um ganhador.

12 – Da seleção final resultará um ganhador que receberá como prêmio um dispositivo eletrônico tipo tablet, da Apple: o iPad. O júri poderá conceder até três Menções Honrosas, que serão publicadas na Hipermédula.org, junto à primeira seleção de 100 tweets.

13 – O vencedor será anunciado no ato de premiação a ser realizado no dia 26 de março de 2011, às 22h de Barcelona (GMT + 1:00) – 18h de Brasília (GMT – 3:00) -, na abertura do festival Kosmopolis de literatura.

14 - O prêmio será remetido ao ganhador dentro de 30 dias, a partir da data da premiação.

15 - Os autores das narrativas enviadas ao concurso cedem gratuitamente o conteúdo de seus textos para livre circulação e publicação em meios digitais vinculados à organização e às instituições relacionadas ao concurso, como Faceboock, Twitter e demais páginas da web.

*De acordo com as leis vigentes no país de origem do participante
**No caso de mau funcionamento do Twitter.com, será informado como proceder e os dados sobre a nova programação.
***Caso o júri não consiga manifestar-se a favor de um ganhador, ou diante de qualquer imprevisto, Hipermédula.org determinará os procedimentos e as modificações a realizar.

Cronograma
Lançamento da convocatória: 20 de janeiro de 2011

Abertura do concurso: 14 de março de 2011, às 10h da Argentina (GMT – 3:00) – mesmo horário de Brasília.

Encerramento do concurso: 14 de março de 2011, às 22h da Argentina (GMT – 3:00) – mesmo horário de Brasília.

Anúncio do vencedor: 26 de março, às 22h de Barcelona (GMT + 1:00) – 18h de Brasília (GMT – 3:00), na abertura do festival Kosmópolis.

Evento da Anilla Cultural no festival Kosmópolis

Hipermédula.org soma-se ao festival Kosmópolis reunindo esforços com aAnilla Cultural Latinoamérica-Europa, tanto para articular a promoção e o desenvolvimento deste concurso, como para propor um evento de encerramento e premiação online, em que diferentes artistas de diferentes lugares do mundo possam trabalhar a partir das micronarrativas selecionadas e converte-las em formatos multimídia. Propõe-se, deste modo, uma instância coletiva e interativa de trabalho dos CCE de toda Iberoamérica e das instituições da Anilla Cultural, que resignifique os textos postados e investigue a transtextualidade destas mensagens.

2 comentarios en “Twitteratura: Concurso de novas narrativas

  1. Pingback: Hipermédula.org :: Twitteratura: Concurso de nuevas narrativasHipermédula.org

Deja un comentario