Seminário Internacional: Circuito e crítica da arte contemporânea pós mídias digitais


São Paulo, Brasil. 1 e 2 de outubro 2011.
9ª edição do Prêmio Sergio Motta de Arte e TecnologiaSeminário Internacional “Circuito e crítica da arte contemporânea pós mídias digitais”
Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS SP1 de outubro, das 11h30 às 15h30 e dia 2 de outubro, das 10h às 19h.
Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo – SP
11 2117 4777
Entrada gratuita
http://www.ism.org.br
Críticos e curadores participantes do Seminário

A 9ª edição do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia realiza nos dias 1 e 2 de outubro, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS-SP, o Seminário Internacional “Circuito e crítica da arte contemporânea pós mídias digitais”. Com coordenação de Giselle Beiguelman, esta edição conta com a participação dos críticos brasileiros Cauê Alves (São Paulo), Cristiana Tejo (Recife), Ivana Bentes (Rio de Janeiro), Priscila Arantes (São Paulo), Tadeu Chiarelli (São Paulo) e Tiago Mesquita (São Paulo); e dos estrangeiros Brian Mackern (Uruguai), Jorge La Ferla (Argentina), Josephine Bosma (Holanda), Manuela Naveau (Áustria) e Tania Aedo (México). As atividades são gratuitas e não é necessário inscrição prévia.

No dia 1 de outubro, a partir das 11h30, o Instituto Sergio Motta oferece um brunch de boas-vindas aos participantes e ao público presente. Com abertura de Camila Duprat, superintendente do ISM, e Giselle Beiguelman, o Seminário prossegue com apresentações breves dos críticos e curadores convidados em uma mesa informal de debates sobre as questões que hoje envolvem a crítica e o circuito artístico contemporâneo pós mídias digitais, aberta à participação do público.

No dia 2 de outubro, a partir das 10 horas, os críticos participantes do Seminário trabalham em duplas, tomando como ponto de partida a leitura crítica dos portfólios dos 12 artistas selecionados para discutir a inserção da produção de arte e tecnologia no circuito de difusão e crítica de arte contemporânea. A edição 2011 do Prêmio Sergio Motta foi dividida em duas categorias. Em Início de Carreira, os artistas indicados são: Alice Miceli, Claudio Bueno, Jeraman, mmnehcft & MANIFESTO21.TV, Pablo Lobato, Panetone, Ricardo Carioba e Vivian Caccuri. E em Meio de Carreira: Dias & Riedweg, Lucas Bambozzi, Raquel Kogan e Zaven Paré.

Durante a realização do Seminário, os participantes farão uma introdução ao público sobre o artista analisado, situando criticamente sua produção frente ao cenário nacional e internacional.

Segundo Giselle Beiguelman, os portfólios selecionados pelo júri em suas duas etapas – Seleção e Premiação – indicam o esgotamento do termo arte e tecnologia para dar conta da produção artística contemporânea relacionada às ciências e às mídias. “Se cerca de dez anos atrás, como diz o professor André Lemos, discutíamos a desmaterialização da cultura, dando ênfase ao upload das práticas sociais, hoje estamos fazendo o download do ciberespaço”, atesta a curadora.

Serviço:

Evento: Seminário Internacional “Circuito e crítica da arte contemporânea pós mídias digitais”
Local: Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS SP
Dias e horários:1 de outubro, das 11h30 às 15h30 e dia 2 de outubro, das 10h às 19h.
Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo – SP
Telefone: 11 2117 4777
Entrada gratuita

 

+ info http://www.ism.org.br

Deja un comentario