A Imagem no campo ampliado do corpo

São Paulo SP, Brasil. Del 17 outubro al 17 noviembre de 2011.
Portadores: A Imagem no campo ampliado do corpo
http://www.ccebrasil.org.br/
Local CCE_SP. Horário 12 a 21h
Av Angélica, 1091  Higienópolis, São Paulo SP
Inscrições portadores.sp@gmail.com
 

Este projeto usa como suporte os corpos de espectadores que serão tatuados com doze novos desenhos da artista espanhola Almudena Lobera. Este trabalho, premiado no edital Generación 2012 Proyectos de Arte Caja Madrid, questiona a forma material da obra e a noção de posse, já que faz que cada obra pertença a um individuo que ao mesmo tempo passa a pertencer à obra.

Num primeiro momento a série de desenhos será exposta na Midiateca e no site do CCE_SP, para a consulta previa dos interessados em adquirir uma obra e oferecer a sua pele como suporte. Posteriormente no site irá se anunciar o local e data aonde a arquiteta Isabel Martínez Abascal irá fazer as tatuagens.

Colaboração CCE_SP, Caja Madrid e FAAP

 

PORTADORES
La Imagen en el Campo Ampliado del Cuerpo

PORTADORES es un proyecto de dibujo cuyo soporte son cuerpos vivos. Doce nuevos dibujos de la artista Almudena Lobera serán tatuados por una mano experta en esa técnica: la arquitecto y tatuadora oscilante entre Madrid y São Paulo, Isabel Martínez Abascal.

Se trata de un trabajo artístico que cuestiona la forma material de la obra y explora nociones sociales y relacionales. Para la ejecución de los dibuajes (dibujos-tatuajes) es necesario la colaboración de un espectador que se transforma en elemento integrante de la obra.

El proyecto pone en valor la pieza única frente al concepto pop de reproductibilidad, una pieza efímera con un tiempo de vigencia no mayor al de una existencia humana. Cuestiona también la noción de posesión en el contexto del mercado del arte. Se trata de obras no intercambiables, originales concebidos como no comercializables. Cada obra pertenece a un individuo que a su vez pasa a pertenecer a la obra, se convierte en ella.

PORTADORES explora el concepto de autoría, trabajando con tres niveles concatenados. La autoría de la mente que concibe, de la mano que ejecuta, del soporte que da cuerpo. La imagen bidimensional es originalmente dibujada en gráfito, pasa por un proceso de adaptación a la nueva técnica, sufre después la deformación consecuente a la curvatura del cuerpo y vive su propia vida en el mundo real, en el contexto de São Paulo, la gran metrópoli de urbanidad exacerbada, culto al cuerpo y pasión por el tatuaje.

 

 

PORTADORES
A Imagem no Campo Ampliado do Corpo

PORTADORES é um projeto de desenho cujo suporte são corpos vivos. Doze novos desenhos da artista Almudena Lobera serão tatuados por uma mão experiente nessa técnica: a arquiteta e tatuadora oscilante entre Madrid e São Paulo, Isabel Martínez Abascal.

Trata-se de um trabalho artístico que questiona a forma material da obra e explora noções sociais e relacionais. Para a execução dos desenhagens (desenhos-tatuagens) é necessária a colaboração de um espectador que se transforma em elemento integrante da obra.

O projeto põe em valor a peça única frente ao conceito pop de reproductibilidade, uma peça efêmera com um tempo de vigência não maior ao de uma existência humana. Questiona também a noção de posse no contexto do mercado da arte. Trata-se de obras não intercambiáveis, originais concebidos como não comercializáveis. Cada obra pertence a um indivíduo que ao mesmo tempo passa a pertencer à obra, converte-se nela.

PORTADORES explora o conceito de autoria, trabalhando com três níveis concatenados. A autoria da mente que concebe, da mão que executa, do suporte que dá corpo. A imagem bidimensional é originalmente desenhada em grafite, passa por um processo de adaptação à nova técnica, sofre depois a deformação consequente à curvatura do corpo e passa a pertencer ao mundo real no contexto de São Paulo, a grande metrópole de urbanidade exacerbada, culto ao corpo e paixão pela tatuagem.

+ info http://portadores-sp.blogspot.com

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×