Congresso Fora do Eixo São Paulo

São Paulo, Brasil. São Carlos. De 15 a 20 de outubro 2012.
Congresso Fora do Eixo São Paulo
Casa Fora do Eixo São Carlos
6º Festival CONTATO
acongresso@foradoeixo.org.br
http://www.contato.ufscar.br
http://congresso.foradoeixo.org.br
http://foradoeixo.org.br
Facebook.com Congresso FDE
Facebook fora do eixo

Formulário Inscrições

 

 

O Congresso Fora do Eixo – Etapa Regional SP/RJ de 2012 será realizado na cidade de São Carlos de 15 a 20 de outubro integrado ao Festival Contato, representante local do Circuito Paulista de Festivais Independentes e da Rede Brasil de Festivais. O encontro promove grupos de trabalhos, mesas de debate e transmissões ao vivo, entre outras atividades, visando aumentar o nível de interação entre agentes da regional SP/RJ e todos os demais interessados nesse momento de grande encontro presencial.

As etapas regionais, criadas em 2010 como forma de nivelar os conhecimentos e trabalhos desenvolvidos para suprir necessidades e especificidades dos coletivos de cada região, preparando-os para o congresso nacional, funcionam, em geral, para afinar assuntos pertinentes às localidade. Assim, cruzam-se e somam-se informações que serão levadas à etapa nacional, otimizando e fomentando discussões, bem como direcionando melhor os temas” – explica o produtor cultural da Casa Fora do Eixo São Carlos e articulador da etapa, Juliano Parreira.

Dessa forma, as linhas de debate estão conectadas às discussões macro que a rede desenvolve no momento, dando destaque aos principais eixos temáticos da rede: articulações, políticas públicas, processos de formação livre, economia criativa e práticas midialivristas, bem como música e audiovisual, linguagens artísticas desenvolvidas prioritariamente no Circuito. Além disso, as discussões incluirão tags como: #formaçãolivre, #economiadacultura, #politicasculturais, #novamusicabrasileira, #novocinemabrasileiro, #midialivre, #ativismodigital, #redes, #festivais, #colaboratividade, #coletividade. Confira a programação completa!

As inscrições já estão abertas, são gratuitas e indicadas a todos os interessados. Para se inscrever basta preencher o formulário de inscrições.

Serviço:
Congresso Regional Etapa SP/RJ
Data: de 15 a 20 de Outubro de 2012
Local: São Carlos-SP
Realização: Circuito Fora do Eixo
Parceria: Festival CONTATO

6º CONTATO – Festival Multimídia Colaborativo!

Dos dias 15 a 21 de outubro de 2012 vão rolar oficinas, mostras de cinema, debates livres além de shows gratuitos!

No fim de semana as atividades acontecerão na Praça do Mercado Municipal de São Carlos. Contatinho, instalações artisticas, CONTATO Verde, projeções mapeadas, shows musicais e a V Feira de Economia Solidária de São Carlos irão compor o cenário do Festival. Venha participar destes Futuros Criativos!

Acompanhem por aqui as novidades do evento! Vamos atualizar em breve com as atrações confirmadas.

http://www.contato.ufscar.br

 

 

Sobre
Rede de trabalho, colaborativa e distribuida, constituída por mais de 100 pontos presentes nos 26 estados do país.

Descripción
Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de «Circuito Fora do Eixo».

A rede cresceu e as relações de mercado se tornaram ainda mais favoráveis às pequenas iniciativas do setor da música, já que os novos desafios da indústria fonográfica em função da facilidade de acesso à qualquer informação criou solo ainda mais fértil para os pequenos empreendimentos, especialmente àqueles com características mais cooperativas.

Iniciativas como o Cubo card, de Cuiabá, ou os festivais que se proliferavam em toda a rede mostraram ser possível produzir em escala auto-sustentável, pautando-se sobretudo no contato direto com produtores de outros estados, através de uma rede de informações e sob uma lógica da união de pequenos em prol de grandes ações.

Hoje o Circuito Fora do Eixo está em 25, das 27 unidades federativas do Brasil. O sul, o centro-oeste, o sudeste e o norte são regiões totalmente associados, já que contam com todos os estados inclusos.

Daí iniciativas como o Grito Rock América do Sul, que já vem demonstrando avanço nas relações com a América Latina (Em 2010, das 74 cidades participantes, 4 são de cidades provenientes da Argentina, Bolívia e Uruguai) e também o Festival Fora do Eixo, que em 2010 foi mais uma vez capitaneado em São Paulo, o maior centro logístico do país, além de ter recebido uma edição também no Rio de Janeiro.

Sem contar, finalmente, o Portal Fora do Eixo, que inaugurou uma tão almejada etapa de ocupação de espaços mais bem estruturada na web, facilitando assim o acesso do público ao numeroso banco de dados que vem sendo engendrado pelo circuito em todo o país. Em fevereiro, o Portal entra em uma nova fase, sendo inaugurado em formato de Portal de Noticias e Rede Social, permitindo uma maior troca de tecnologias.

 

Festival CONTATO

Desde seu início a proposta do Festival sempre foi colocar em CONTATO atores da cultura na região e no Brasil, permitindo novas trocas, criando e ampliando redes e fazendo do Festival CONTATO o resultado dessas conexões entre artistas, produtores, pesquisadores, critícos e público.

No ano de 2010, estimulado pela experiência e parcerias formadas nas 3 primeiras edições do Festival, surge a Gestão 2.0 (em uma analogia à web 2.0) que busca organizar e ampliar essa característica aberta e colaborativa do Festival através de diversas ações, como:

• Completa transparência de todo o processo de produção do Festival e de seus documentos (atas de reuniões, orçamentos, tabelas de trabalho, etc.). Usando como ferramenta o Compacto.TECsistema compacto de compartilhamento de tecnogia de produção.

• Visualização das parcerias como estrutura primordial para a realização do Festival. O Festival é construído a partir da rede que ele forma, buscando ser um catalizador de ações mais do que apenas proponente destas.

• Visualizar as empresas fornecedoras como parceiros fazendo trocas, abrindo o diálogo, dando possibilidade à criação, garantindo a inovação técnica dentro do Festival e fazendo dele uma vitrine para empresas da região.

• Abertura de Editais para apoiar e inserir na programação atividades propostas por pessoas externas à produção do Festival, como o Saia Para Dançar, Saia para Jantar e o Contato Universitário.

• Realização da #coberturacolaborativa reunindo agentes com diversos tipos de formações, experiências e desejos para realizar a cobertura multimídia (vídeo, fotografia, texto, podcast, transmissões ao vivo) em tempo real de todos os dias do CONTATO.

• Agregar novos colaboradores através da Monitoria e da #coberturacolaborativa e inseri-los através de um processo de formação, tornando a experiência de participar da produção do CONTATO algo realmente valioso para ambas as partes.

• Buscar parceiros em diversos níveis para todas as atividades realizadas mapeando grupos e agentes dentro e fora de São Carlos que possam agregar valor e novos olhares à construção da programação do CONTATO.

• Reuniões Gerais Abertas: Realizadas todas as quintas-feiras às 16h30 na Rádio UFSCar. Passam pelas reuniões gerais todos os encaminhamentos tanto da programação quanto da produção para serem discutidas pelo grupo. A partir dela se dividem as tarefas e o trabalho da semana além das reuniões setoriais (de macroáreas, de atividades etc…). As atas de todas as reuniões gerais estão disponibilizadas no TEC.

• Uso da lista de e-mail como um canal aberto de informação, com convocatórias e relatos de todas as reuniões, atualização do trabalho de todas as áreas, troca de referências além de discussões temáticas e de programação.

+ info http://congresso.foradoeixo.org.br/

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×