Oficina: Trânsito entre aparatos e tecnologias do corpo

São Paulo, Brasil. 4 y 6 de Julho das 18h às 21h.
Trânsito entre aparatos e tecnologias do corpo
Programa de Ação Cultural – ProAC
Oficina Cultural Oswald de Andrade 
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
APT.LAB
https://oficinasculturais.org.br
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INSCRIÇÕES

 

 

OFICINA: TRÂNSITO ENTRE APARATOS E TECNOLOGIAS DO CORPO

Com Talita Florêncio e Thiago Salas
Dias 04 [terça] e 06 [quinta] de Julho das 18h às 21h.
Pré-requisitos:
Público: interessadas/os em geral em tecnologias e artes, novas mídia; estudantes e profissionais no campo das artes, dança e música |
Inscrições: 12 Junho a 2 de Julho 2023 |
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 40
O curso será realizado de forma remota [online] e é gratuito.

Com base na crítica acerca das tecnologias atuais e suas implicações no corpo, abordaremos alguns assuntos referentes à performatividade sociotécnica, arte e tecnopolítica. A atividade prevê listar uma série de referências acerca do ambiente tecnológico pretensiosamente globalizante e a forma que se constitui o sujeito-data, com vistas a elaborar caminhos de reflexão sobre nossa constituição social, interatividade e produção no campo das artes tecnológicas, da arte mídia, da performance e das interações atuais. A oficina será realizada em dois encontros remotos através de video conferência tendo como base as ferramentas práticas e conceituais que utilizamos no processo de composição de trabalhosartísticos no âmbito da plataforma APT.LAB. Ao fim será realizado um experimento performático coletivo guiado pela artista Talita Florêncio.

Este trabalho integra o projeto «Poéticas do Vazio«, coordenado pelos artistas Talita Florêncio e Thiago Salas através da plataforma de pesquisa APT.LAB através do financiamento do Programa de Ação Cultural – ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo com apoio da Poiesis e Oficinas Culturais.

APT.LAB é uma plataforma de pesquisa e produção artística que trabalha com foco na crítica da relação entre as tecnologias contemporâneas e o gesto. O projeto vem produzindo conteúdo artístico e reflexivo com participação em diversas mostras, festivais e congressos no Brasil e no exterior, além de atuar como na elaboração conjunta de uma rede de relações acerca de arte, performance e tecnologias em atividades curatoriais e debates públicos.
www.aptlab.co

 

Talita Florêncio é pesquisadora em dança com formação pela Unicamp e tem estudado as relações entre composição, improvisação, coreografias e arte sonora. É idealizadora e diretora da plataforma de pesquisa e criação APT.LAB junto ao artista sonoro Thiago Salas. Entre suas mais recentes criações, estão: Corvina (2021), Aquário Hábitos (2020), INN (2020), Refugo (2019), Duplos (2016, – ), Osso (2016), Unicórnio (2016) e Cristais (2016). Atuou como interprete, bailarina e colaboradora em projetos de artistas como: Marta Soares, Marcelo Evelin, Juliana Moraes, Neto Machado, Jorge Alencar, Diego Agulló e Holly Cavrel. Tem recebido prêmios e financiamentos para realização de trabalhos artísticos de instituições como Fomento à Dança de São Paulo, CCSP Novos Coreógrafos, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Secretaria Municipal de Votuporanga. Desde 2016 atua na direção da plataforma de pesquisa e criação APT.LAB. Desde 2016 atua como diretora artística do projeto Duplos, tendo realizado diversas mostras de performance, atividades pedagógicas e de compartilhamento, debates e reflexões acerca do encontro entre música e dança contemporânea com foco em processos de improvisação.

Thiago Salas possui graduação em Música pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e mestrado em Sonologia na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA USP. Trabalha com arte sonora, tecnologias e transmidialidade em colaboração com artistas e pesquisadores de diversas linguagens como vídeo, performance, dança, música e literatura. Desde 2015 atua em projetos de pesquisa e criação artística na plataforma APT.LAB com foco na crítica sobre a implicação das tecnologias atuais na produção do gesto. Possui prémios e financiamentos de instituições como Programa de Ações Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, do Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura, Da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura do Governo Federal Brasileiro, Do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, da Fundacion Das Artes da Argentina. Apresentou trabalhos em congressos, mostras e festivais em diversas cidades brasileiras e países como Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina, Portugal, Holanda, Bélgica, França.

 

+ info https://oficinasculturais.org.br

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