São Paulo, Brasil. De 27 de novembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025.
Edital de Chamamento SESI-SP 2025 – Artes Visuais
Centro Cultural Fiesp
Edifício sede FIESP
Av. Paulista, 1313
editaisvisuais@sesisp.org.br
https://www.sesisp.org.br
facebook
instagram
x.com
Inscrições
Regulamento
Edital de Chamamento SESI-SP 2025 – Artes Visuais
Modalidade: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp
SESI-SP abre edital de chamamento para captação de projetos para exposição na Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp
Inscrições de 27 de novembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025.
Artistas e produtoras de artes visuais de todo o país podem inscrever seus projetos no Edital de Chamamento SESI-SP 2025. A modalidade apresenta mostras de artes visuais desenvolvidas especialmente para a Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp, sob a gestão do SESI-SP, na Avenida Paulista, a partir de 2025.
As obras, nacionais ou estrangeiras, podem ser inéditas ou conhecidas, incluindo criações site-specific (desenvolvidas para o espaço) ou peças provenientes de coleções de artistas, museus e colecionadores.
O edital contempla diversas formas de expressão, como pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação, vídeo e novas tecnologias, com exposições individuais ou coletivas.
O resultado será divulgado no site do SESI-SP Cultura, no menu Editais.
OBJETO
Os projetos de Artes Visuais realizados pelo SESI-SP visam proporcionar ao público o acesso a diferentes expressões das artes visuais, ampliando o repertório e a apreciação estética, desenvolvendo a criatividade e o exercício crítico do cidadão. Pretende, também, incentivar e difundir a multiplicidade e a diversidade da produção artística, através do apoio aos artistas na exibição e mediação de suas obras, contribuindo, assim, para a divulgação e preservação da memória cultural de um povo.
O presente Edital de Chamamento destina-se à captação de projetos/mostras de artes visuais especialmente desenvolvidas para a Galeria de Arte do Centro Cultural FIESP, administrada pelo SESI-SP, localizada na Av. Paulista, 1313, São Paulo/SP. Criada em 1992 e reformada em 1998 por Paulo Mendes da Rocha, está localizada em uma área de aproximadamente 850 m2 . Sua programação contempla mostras de importantes artistas nacionais ou estrangeiros. Em seu histórico de exposições, foi contemplada com oito prêmios, entre eles seis da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA.
Para os fins deste Edital de Chamamento, entende-se que artes visuais são manifestações artísticas contempladas em sua diversidade, tais como pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia, instalação, vídeo, novas tecnologias e outras experiências artísticas. 2.4 Os projetos selecionados poderão permanecer expostos no período de 6 (seis) semanas a 6 (seis) meses, ou outro prazo, a critério exclusivo do SESI-SP. As datas serão estabelecidas de acordo com o cronograma definido pelo SESI-SP, podendo ter os períodos alterados mediante acordo entre as partes.
Poderão ser apresentados projetos de exposições individuais ou coletivas, desde que atendidos os critérios do SESI-SP. 2.6 As exposições poderão ser constituídas por obras inéditas e/ou não inéditas, incluindo site-specific (criadas especificamente para o espaço do SESI-SP) ou obras oriundas de coleções de artistas, museus e colecionadores.
Todas as obras de arte selecionadas para integrar as exposições deverão ser seguradas durante o período da realização da exposição, incluindo o período em que são coletadas, transportadas e devolvidas para sua coleção de origem (cobertura “prego-a-prego”, “todos os riscos”).
As obras de arte provenientes de coleções de artistas, colecionadores, galerias e museus deverão ser transportadas, na coleta e devolução, em embalagens adequadas e por serviço de transporte especializado.
As obras selecionadas para compor o projeto não poderão ser retiradas antes do encerramento da exposição.
Os representantes e equipe do SESI-SP podem não aceitar obras de arte que exijam cuidados especiais de segurança ou que ofereçam qualquer tipo de risco à segurança do público e à integridade do espaço expositivo.