Cultura digital

Brasil, 14 e 17 de novembro de 2010.
CCE-SP estará presente no Fórum da cultura digital brasileira 2010.

A 2ª edição do Fórum pretende congregar, conforme ocorreu em 2009, as iniciativas de cultura e comunicação existentes no país que estão conectadas pela rede social CulturaDigital.br, lançada em julho de 2009. Essa rede social, pioneira na articulação de pessoas e organizações com o intuito de promover a elaboração de políticas públicas para a era digital, reúne atualmente mais de 5 mil membros. Em 2010, a rede recebeu Menção Honrosa no mais importante prêmio europeu de arte e tecnologia, o Ars Electronica.

Todo trabalho de articulação em rede é estruturado a partir da relação entre ações no plano virtual e dinamizado por encontros presenciais. No ano passado, a primeira edição consolidou o espaço do debate sobre Cultura Digital no País, a partir de cinco eixos temáticos de discussão: arte, comunicação, economia, infraestrutura e memória. Este ano, a proposta é dar visibilidade aos processos emergentes na rede, às diferentes comunidades de práticas e interesses que se organizaram ao longo do ano, levantando questões e propondo formulações para subsidiar políticas públicas de cultura contemporâneas. Também será o momento de celebrar o ciclo criativo da cultura digital, que se aprofundou com a indução feita pelo Ministério da Cultura desde 2003.

A programação colaborativa do Fórum será resultado de um prévio trabalho de mobilização e articulação que garanta a difusão do evento entre as redes existentes e assim possa atrair os principais grupos contemporâneos de cultura que trabalham a rede de forma estrutural, como os Pontos de Cultura, os Pontos de Mídia Livre, o Circuito Fora do Eixo, o Metareciclagem, as redes integradas do ArteMov (mobilidade), as redes de arte digital, os agentes mobilizados pelo Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais, sempre com prioridade para os participantes da Rede CulturaDigital.br, cujo objetivo é constituir-se como uma rede de redes.

O consultor do CCE_SP para novas tecnologias, Miguel Castro, estará presente em uma das mesas para falar sobre sua experiência com redes relacionadas a sistemas de som e sobre a Anilla Cultural Latiniamérica-Europa, uma iniciativa da AECID. Daniel González, coordenador dos Encontros AVLAB São Paulo, realizados pelo CCE_SP, também terá participação durante o fórum.

O evento também pretende, como ocorreu no ano passado, abrir espaço para expressões artísticas emergentes do mundo das redes, antecipando tendências e apresentando a diversidade cultural brasileira para o público participante e para a mídia de São Paulo. Também estão previstas palestras ligadas aos temas principais da agenda da Cultura Digital no país, como o Plano Nacional de Banda Larga, a nova Lei de Direito Autoral e o Marco Civil da Internet, entre outros temas a serem definidos no correr do processo, com a participação dos usuários da rede CulturaDigital.br.

O Fórum da cultura digital brasileira 2010 é um evento aberto ao público e gratuito. As inscrições serão feitas na própria entrada da Cinemateca, na manhã de segunda-feira 15 de novembro (a partir das 9h), e durante todo o evento, sempre sujeita à lotação das atividades.

Data 14 a 17 nov | Horário a partir das 9h | Local Cinemateca Brasileira. Lgo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo SP

+ info http://culturadigital.br/forum2010/
+ info http://ww2.ccebrasil.org.br

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×