2° Encontro de Gestão Cultural

São Paulo, Brasil. 26 de novembro 2012.19h30 às 21h30
Encontros de Gestão Cultural
Goethe-Institut – Rua Lisboa 974 – Pinheiros
http://projectacultura.com.br

Transmissão ao vivo en DanzaenRed.Tv

 

 

Encontros de Gestão Cultural é um projeto que tem a proposta de promover o debate e a reflexão em torno de algumas das questões mais centrais que envolvem a área da gestão cultural, assim como seus desafios.

O projeto é uma iniciativa da Projecta, em parceria com o IfocObservatório & Formação Cultural. Nasceu da inquietação de observar que o tema, apesar de altamente relevante para o desenvolvimento da área cultural, ainda recebe pouco espaço no Brasil, onde as discussões sobre as leis de incentivo e as possibilidades de financiamento parecem continuar dominando a pauta do setor. Nasce também da observação de uma certa banalização no entendimento do que pode ser a gestão cultural, frequentemente confundida com a produção cultural ou cargos de coordenaria em instituições e espaços culturais.

A primeira edição do projeto foi em 2011, quando foram realizados quatro encontros temáticos na cidade de São Paulo, que reuniram diversos convidados num intercâmbio de ideias e pontos de vista.

A segunda edição ocorre em 2012, com três novos encontros, onde novos convidados – que assumirão a posição de “provocadores” – irão estimular um debate com o público presente sobre três diferentes temas. O formato dos encontros passa a ser mais dinâmico e interativo, com o público presente desempenhando papel fundamental. E irá se estender em diversos desdobramentos neste blog, que mais do que simplesmente registrar o que ocorreu nos encontros presenciais, irá desenvolver outros conteúdos, funcionando como um pequeno espaço de compartilhamento de ideias, provocações e inquietações em torno da gestão cultural.

 

 

ENCONTRO 2

 

Tema: Coletivos e grupos pensando outros modos de gestão cultural
Potencializados pelas novas ferramentas digitais, os coletivos, grupos e movimentos protagonizados pela sociedade civil vêm desempenhando cada vez mais um papel fundamental para o desenvolvimento da cultura. Trabalhando com novos paradigmas e modos de atuação na área cultural, vêm criando seus próprios modelos de produção e gestão, que serão discutidos neste encontro.

 

Provocadores:

Fábio Resende – ator e diretor teatral e integrante fundador da Brava Companhia
Ator, dramaturgista e diretor teatral. Integrante fundador da Brava Companhia, fundada em São Paulo em 1998. Seus últimos trabalhos no grupo são: “Corinthians, meu amor – Segundo Brava Companhia- uma homenagem ao Teatro Popular União e Olho Vivo”, “Este Lado Para Cima- isto não é um espetáculo”, “O Errante” e” A Brava” . Nos últimos anos vem orientando grupos teatrais da capital paulista e do interior, por meio de projetos como Teatro Vocacional e Projeto Ademar Guerra. Coordenou diversos processos ligados ao ensino/aprendizagem do teatro, dentre eles o Projeto Anchieta, em São Paulo. Atualmente, além dos trabalhos realizados na Brava Companhia, compõe o coletivo gestor do Sacolão das Artes, sede do grupo desde 2007.

Fábio Resende será um dos provocadores no segundo encontro. Fábio é integrante fundador da Brava Companhia, criada em 1998

 

Malu Andrade– produtora cultural, integrante da Casa da Cultura Digital e coletivo Baixo Centro.
Graduada em História pela USP e pós graduada em Estéticas Tecnológicas pela PUC-SP, com pesquisa em museus virtuais como novas formas de acesso a bens culturais. Produtora cultural e arte educadora, faz parte da Casa da Cultura Digital e do Coletivo Baixo Centro. Participou como produtora dos projetos Produção Cultural no Brasil e Festival da Cultura Digital, realizados pela Casa da Cultura Digital e Festival Baixo Centro, realizado pelo coletivo Baixo Centro. Trabalhou como produtora cultural e arte educadora no Itau Cultural, SESC e galeria do SESI, entre outros. Atualmente é supervisora do núcleo de educação cultural do SESC e produtora no projeto de promoção internacional da arte contemporânea na ABACT.

Rosa Sánchez & Alain Baumann – artistas multimídia e co-diretores da plataforma artística com base em Barcelona Konic Thtr
Rosa é artista multidisciplinar e multimídia, performer e coreógrafa. Alain é músico, artista multimídia e pesquisador de novos sistemas para produção sonora. Ambos têm uma trajetória profissional focada em novas tecnologias aplicadas a instalações, performances, dança e teatro. Desde 1990, co-dirigem as atividades da Konic Thtr, uma plataforma artística com base em Barcelona dedicada à criação contemporânea que atua na fronteira entre arte, ciência e novas tecnologias. Seu foco principal de atividade é a aplicação de tecnologia interativa em projetos artísticos. Por meio de suas ações, promovem encontros e colaborações com artistas, teóricos e tecnólogos de diversas disciplinas e países, que são convidados a compartilhar suas propostas de criação e investigação.

 

Data e local
26 de novembro de 2012 – 19h30 às 21h30
Goethe-Institut – Rua Lisboa 974 – Pinheiros (ao lado da Praça Benedito Calixto). Clique aqui para verificar como chegar.
Entrada franca, sem necessidade de inscrição prévia.

 

Próximo encontro terá transmissão simultânea

A Red Danza Independiente é a nova parceira dos Encontros de Gestão Cultural, e transmitirá ao vivo o próximo encontro em seu canal DanzaenRed.Tv. No dia 26/11, basta acessar o link a partir das 19h30 para acompanhar as discussões em torno do tema “Coletivos e grupos pensando outros modos de gestão cultural”.

Com base no Chile, a rede agrupa diversos profissionais ligados à área da dança, promovendo ações colaborativas e gerando conteúdos de debate e reflexão.

Apoio:
Goethe-Institut, Conexão Zat, Corja Filmes e Red Danza Independiente RDI-CL.

 

++ info http://projectacultura.com.br

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×