I Conferência Internacional em Gestão Ambiental Colaborativa

 

Campinas, Brasil. 13 a 16 de junho de 2012
I Conferência Internacional em Gestão Ambiental Colaborativa
http://sistema.cigac.org
Consultas: felipefonseca@gmail.com

Buscando aproximar as ciências ligadas à gestão ambiental, as redes digitais colaborativas e as diversas manifestações de criatividade cotidiana das culturas populares brasileiras, a UFCG promove em junho de 2012 a Conferência Internacional em Gestão Ambiental Colaborativa, nesta primeira edição focada no semiárido nordestino. A Cigac promoverá a troca de conhecimentos e o aprofundamento conceitual e técnico de soluções inovadoras que trabalhem na fronteira entre tecnologia e sociedade, sob o mote “ciência e inovação social”. A conferência conta com um seminário acadêmico, com a apresentação de artigos científicos selecionados por uma comissão internacional. Terá também uma mostra de experiências, com a demonstração de propostas que explorem a fronteira entre arte, design, ciência e tecnologia. A Cigac tem um excelente potencial de repercussão midiática, tanto pela presença de palestrantes internacionais quanto pela inovadora aproximação entre produção científica, culturas populares e redes digitais. É também um espaço para reunir especialistas que atuam no cada vez mais necessário campo da gestão ambiental, que requer inovação constante na busca de sustentabilidade. Público Esperamos um público de cerca de 400 participantes presenciais entre pesquisadores, estudantes, representantes de empresas e governo, além de lideranças dos movimentos sociais, associações e comunidades locais. Esperamos também audiência via internet, acompanhando a transmissão ao vivo das atividades ao longo da Conferência.

 

Dinâmica do Evento

Quem e quantos serão os conferencistas convidados?

Estamos em contato para participação de quatro conferencistas estrangeiros e doze brasileiros, atualmente em processo de definição e negociação de agenda. São pesquisadores, artistas e empreendedores de renome nos temas de interesse da Cigac.

Que tipo de trabalhos serão aceitos no evento?

Serão divulgadas chamadas para três modalidades: artigos científicos; experiências de inovação social na questão ambiental; e casos locais.

Como serão selecionados os trabalhos?

Os trabalhos científicos serão selecionados em sistema de blind-review por comissão de especialistas formada especificamente para esta finalidade. As experiências serão avaliadas pela equipe de curadoria, e os casos locais serão articulados com lideranças de movimentos e comunidades.

Como serão conduzidas as discussões?

As discussões serão conduzidas a partir da articulação entre narrativas dos diferentes atores envolvidos com as noções de gestão ambiental, considerando a temática da inovação social e o contexto do semiárido. Uma discussão entre diferentes perspectivas orientadas para os problemas das comunidades locais.

Como serão disseminados os resultados da conferência?

Os resultados da conferência serão disseminados via internet. As palestras e mesas redondas serão transmitidas ao vivo e armazenadas para posterior consulta. A documentação das diferentes etapas da conferência ficará disponível no site em forma de vídeos e podcasts, enquanto os trabalhos selecionados serão compilados em uma publicação

 

Comissão Organizadora

Pesquisador Responsável
Prof. Dr. Allan Sarmento Vieira UACC/CCJS/ UFCG
Equipe Ana Flavia Albuquerque Ventura / PB
Felipe Schmidt Fonseca / SP
Luiz Carlos Pinto da Costa Júnior / PE
Maira Rita Nunes Begalli / SP
Mariel Rosauro Zasso / SP
Orlando Gomes da Silva / PB
Yasodara Damo Maria Córdova / DF

 

+info http://sistema.cigac.org/

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×