FILE / Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

São Paulo, Brasil. Inscrições até 20 de fevereiro de 2014.
15ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
25 de agosto a 05 de outubro de 2014.
http://www.filefestival.org

FILE 2014 | Regulamento Geral

Inscrições:

Sonoridade Eletrónica 

Arte Interativa 

Linguagem digital 

Workshop 

 

 

file_festival_2014_sao_paulo_brasil

 

 

15ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Estão abertas as inscrições para a 15ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, de 20 de novembro de 2013 a 20 de fevereiro de 2014.

O FILE é uma organização cultural sem fins lucrativos que, desde 2000, tem promovido pontos de encontro para a disseminação e a discussão da produção artística e cultural realizada com diversas ferramentas tecnológicas.

Para 2014, artistas e pesquisadores poderão inscrever seus trabalhos nas três categorias principais: Arte Interativa, Linguagem Digital e Sonoridade Eletrônica; além de propor oficinas para o FILE Workshop, cujo objetivo é difundir a tecnologia como meio de desenvolvimento artístico.

A exposição do FILE 2014 acontecerá no Centro Cultural FIESPRuth Cardoso, em São Paulo, de 25 de agosto a 05 de outubro de 2014. Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrições, ciente e de acordo com o Regulamento Geral do FILE.

FILE 2014 | REGULAMENTO GERAL

Estão presentes neste regulamento os termos e condições que regem a participação nas exposições do FILE a serem produzidas pelo FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (doravante denominada «Organizadora»).

Recomendamos a leitura, com a máxima atenção, de cada item dos termos e condições que seguem, sendo que sua aceitação integral é essencial para a participação das exposições do FILE.

DA EXPOSIÇÃO

O FILE é promovido pela organização cultural sem fins lucrativos FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, sediada na capital do estado de São Paulo, na Rua Dona Veridiana, 521/06, inscrita no CNPJ sob o nº 03659709/0001-91, dotada de caráter exclusivamente cultural, não existindo qualquer modalidade que envolva sorte.

DAS CATEGORIAS

O FILE conta com as seguintes categorias específicas:

Sonoridade Eletrônica: Por sonoridade eletrônica entendem-se todas as pesquisas e experiências no âmbito dos sons, tendo portanto uma abrangência maior que o âmbito da música e abertas às possíveis transversalidades com outras disciplinas, sendo: Performance Sonora; Instalações Sonoras; Arte Sonora; Música Genética; Música Biológica; Música Eletrônica Erudita; Música Pop-Eletrônica; Dramaturgia Radiofônica; Rádio Arte; Paisagem Sonora; Robótica Sonora; Vídeo Música; Poesia Sonora; Outros.

Arte Interativa: Por artes interativas entendem-se todas as pesquisas e experiências no âmbito da arte que utilizam mídias interativas e que levam em consideração a intersecção entre arte, ciência e tecnologia, bem como as possíveis transversalidades com outras disciplinas, sendo: Instalações; Performances; Projetos de Internet; Realidade Virtual; Realidade Aumentada; Mesas Multitoques; Objetos Digitais; Projeções Outdoors; Projetos para Celulares; Grafites Eletrônicos; Vrml; Outros.

Linguagem Digital: Por linguagem digital entendem-se todas as pesquisas e experiências no amplo âmbito da multiplicidade das disciplinas que utilizam mídias digitais, bem como as possíveis transversalidades entre elas, sendo: Videogames (em todas as suas modalidades); Animações (em todas as suas modalidades); Cinema Digital; Maquinemas; Vídeo Digital; Arquitetura Digital; Moda Digital; Design Digital; Robótica; Vida Artificial; Arte Biológica; Arte Transgênica; Arte Software; Novas Interfaces; Second Life Performances; Animes; Hipertextos; Roteiros Não Lineares; Inteligência Artificial; Fotografias-Panoramas Digitais; Linguagem de Programação; Poesia Digital; Dança Digital; Outros.

DAS INSCRIÇÕES

Somente serão aceitas as inscrições realizadas pela internet através do website file.org.br.

Para a inscrição é necessário o preenchimento e envio da Ficha de Inscrição online.

DO ENVIO DO TRABALHOS

Todos os trabalhos deverão estar disponíveis para consulta online através de vídeo. No caso de trabalhos de vídeo e/ou áudio, deverá ser fornecido um link para download do arquivo, conforme especificado no item 4.2. No caso específico de trabalhos realizados para a internet, deverá ser indicado o endereço online do trabalho.

As cópias das obras (doravante denominadas «trabalhos») deverão ser enviadas à Organizadora, em caso de trabalhos de vídeo e música, através de um link para download que deverá ser indicado na Ficha de Inscrição, observadas as seguintes regras:

– Os materiais devem ser enviados nos seguintes formatos: WMV/WMA, MOV, MPG/MPEG, AVI ou MP4.

– Cada participante poderá enviar até 3 propostas de trabalhos que tenham sido realizados nos últimos 3 anos (2011, 2012, 2013) para o FILE 2014.

– Deverá ser enviada, no ato da inscrição e no respectivo campo da Ficha de Inscrição, a documentação descritiva do trabalho, assim como a biografia do participante, grupo e demais colaboradores.

– No caso de Instalações, Performances e Projetos de Arte Pública, deverá ser enviado, no respectivo campo da Ficha de Inscrição, um Rider Técnico, ou seja, um PDF com a descrição detalhada do trabalho, informações sobre os equipamentos necessários, requisitos de espaço físico, forma de interação (quando houver), o papel dos visitantes em relação à interface de interação, quaisquer ilustrações ou esboços, necessidades de transporte e demais detalhes que sejam importantes para a compreensão da proposta na sua totalidade.

– Deverá ser enviado um documento em PDF no qual constem especificações de montagem e desmontagem dos trabalhos, assim como de utilização dos objetos e equipamentos emprestados pelo participante ao festival.
O festival se responsabiliza: pela montagem da obra juntamente com o artista e suas especificações técnicas enviadas a priori para equipe de produção do festival; pela desmontagem na ausência do artista mediante ao roteiro técnico detalhado; e pela devolução de objetos e equipamentos emprestados pelo artista mediante ao envio prévio de instruções e lista dos específicos itens detalhados. Tais instruções são primordiais e de responsabilidade total dos artistas; o festival se exime de quaisquer problemas resultantes da sua falta.

– Deverá ser informado, na Ficha de Inscrição, um endereço na rede, URL, na qual estará disponível para download ao menos uma imagem em alta resolução do trabalho inscrito, em formato TIFF ou JPEG, 21 cm x 14,8 cm, 300 dpi. Essa imagem será utilizada para divulgação do trabalho e o FILE não se responsabiliza por sua reprodução a partir das publicações do festival. Caso as imagens devam ser creditadas a alguém, tais créditos deverão ser especificados pelo participante no ato da inscrição.

– No caso de trabalhos exclusivamente sonoros, deverá ser enviado um link no qual haja um trecho (extratos) com até 5 minutos de duração disponível online. Esses trechos editados podem servir como um remix comprimido de diferentes áreas musicais de várias composições, ou o participante pode simplesmente escolher uma fatia representativa contínua.

– Caso o trabalho seja interativo, deverá estar disponível online um vídeo que exemplifique a interface interativa do trabalho.

Ficha de Inscrição – O participante autoriza o FILE à exibição em seus eventos dos trabalhos inscritos no ato do envio da Ficha de Inscrição.

– Em caso de trabalho realizado por mais de uma pessoa, apenas uma pessoa será responsável pela Ficha de Inscrição. Os demais integrantes e/ou colaboradores deverão ser indicados no respectivo campo da Ficha da Inscrição, assim como o nome do grupo e as biografias respectivas. O FILE não se responsabiliza por incluir na sua exposição e/ou publicações os dados que não tenham sido fornecidos na Ficha de Inscrição pelo participante responsável.

DA SELEÇÃO

Os trabalhos serão analisados por uma comissão avaliadora interna, a qual selecionará os trabalhos que farão parte da exposição do FILE. Caso haja prêmio, os trabalhos serão analisados por outra comissão avaliadora, composta por profissionais da área convidados, que será divulgada publicamente.

A notificação sobre a seleção será realizada pela equipe do FILE para cada participante individualmente, através do e-mail especificado na Ficha de Inscrição, assim como qualquer contato posterior.

DA RESPONSABILIDADE DO PARTICIPANTE

O participante será o único responsável pela autenticidade dos dados fornecidos, pela autoria e/ou pelo conteúdo dos trabalhos enviados, sendo, portanto, o único responsável por tais criações, respondendo civil e criminalmente pela prática de plágio ou qualquer outro ato que lese direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem. É de total responsabilidade do participante o uso de imagens de terceiros que venham a constar no conteúdo dos trabalhos enviados.

AUTORIZAÇÕES DE USO – PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITOS AUTORAIS E CONEXOS

Os participantes desde já autorizam a Organizadora, de modo gratuito, definitivo, universal e irrevogável, a utilizar os trabalhos por eles produzidos para fins de participação em eventos do FILE, bem como seu nome, sua imagem e som de voz, em todo e qualquer tipo de publicidade, veiculada através das mídias eletrônica, digital e/ou impressa, incluindo: revistas, cartazes, emissoras de televisão e rádio, internet e qualquer outro tipo de mídia e/ou peças promocionais, da forma que a Organizadora entender conveniente, sem que haja incidência de qualquer ônus para a Organizadora.

DAS DISPOSIÇÕES

A Organizadora, a qualquer momento, poderá a seu exclusivo critério complementar e/ou modificar parcial ou totalmente o presente documento. Todas as modificações ou complementos serão levados ao conhecimento de todos através de publicação no site file.org.br, sendo que somente serão colocados em prática tais mudanças ou complementos após transcorridas 24 (vinte e quatro) horas de sua publicação no site.

A decisão da comissão avaliadora é soberana, não cabendo nenhum recurso.

No caso de prêmio, é proibida a participação de pessoas jurídicas, de funcionários das empresas envolvidas no concurso cultural, bem como de quaisquer outras pessoas que participarem da organização desse concurso.

Com o preenchimento da Ficha de Inscrição online, os participantes concordam tacitamente com todas as regras deste regulamento, bem como com a utilização de seus nomes, imagens, vozes e fotos para divulgação do resultado da seleção, inclusive para utilização em propagandas, exposições, sem qualquer ônus adicional para a Organizadora, ou terceiros indicados pela mesma, pelo prazo legal de proteção dos direitos autorais.

A participação neste processo seletivo é GRATUITA. Os participantes não estão sujeitos a qualquer tipo de sorteio ou operação assemelhada.

Todas as dúvidas e/ou questões surgidas do presente processo seletivo serão solucionadas pela Organizadora, considerando sempre as normas de proteção ao consumidor em vigor. Das decisões da Organizadora não caberá nenhum tipo de recurso.

FICHAS DE INSCRIÇÃO

Sonoridade Eletrónica 

Arte Interativa 

Linguagem digital 

Workshop 

 

+ info http://www.filefestival.org

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×