Fevereiro 2011 CCE_São Paulo

Fevereiro 2011
Centro Cultural da Espanha – São Paulo

Avenida Angélica, 1091 – Higienópolis, São Paulo SP
tel: +55 11 3822.2627
fax: +55 11 3666.0516
contato@ccebrasil.org.br

+ Baixe aqui o PDF da programação impressa:

dia 2 | Artes visuais

iD Bairro São Paulo [SP.02]
Oficina de Arte Urbana: Residência Bom Retiro

A oficina dá continuidade ao projeto internacional de arte urbana iD Barrio [SP.01], realizado em outubro de 2010 através da parceria entre Idensitat, Museu Aberto BR e CCE_SP. Coordenada pela artista e pesquisadora Lilian Amaral, tem como objetivo a formulação e formatação de projetos para as intervenções artísticas que deverão acontecer durante o primeiro semestre de 2011, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. São apresentados conceitos que redefinem a Arte Pública na atualidade, baseando-se em projetos ibero-americanos. A oficina conta ainda com o relato de experiências de coletivos artísticos, pesquisa de campo e discussão da pesquisa documental já levantada. Público: agentes culturais, artistas, pesquisadores e estudantes de arte urbana, participantes do projeto iD Bairro [SP.01] e moradores do Bom Retiro.

Organização Idensitat, Museu Aberto BR/Lilian Amaral e Oficina Oswald de Andrade Colaboração CCE_SP

Data 2 a 23 fev (somente quartas-feiras e sábados) | Horário quartas 15h às 18h30, sábados 10h às 13h30 | Local R Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo SP | Inscrições encerradas

+ info http://www.oficinasculturais.org.br

dia 14 | Gestão cultural

Curso elaboração de projetos culturais: conceito, prática e financiamento

O curso, realizado em parceria entre a Ação Educativa e o CCE_SP, visa capacitar artistas, ativistas, agentes e produtores culturais que atuam nas periferias e em projetos envolvendo comunidades no entendimento e compreensão dos conceitos, políticas e práticas em torno do universo cultural. Pretende também proporcionar a construção de estratégias de captação de recursos tendo como foco alguns editais públicos e privados. Está na sua segunda edição; a primeira foi realizada no segundo semestre de 2010. Conteúdos por módulo: teoria da elaboração de projetos; conceito de Cultura; política cultural no Brasil; financiamento de projetos.

Organização Ação Educativa e CCE_SP

Data 14 fev a 22 mar, segundas e terças | Horário 19 às 22h | Local Ação Educativa. Rua General Jardim, 660 – Vila Burque, São Paulo SP | Inscrições encerradas

+ info www.acaoeducativa.org

dia 26 | Artes visuais

Antoni Muntadas na Estação Pinacoteca

A exposição Informação>>espaço>>controle apresenta o artista visual Antoni Muntadas (Barcelona, Espanha, 1942) a partir de obras de diferentes épocas da sua carreira. Trata-se de um corte transversal de sua produção artística com as preocupações mais recorrentes do seu trabalho, que se caracterizam principalmente pela análise perspicaz da paisagem midiática. Muntadas já teve seus trabalhos expostos diversas vezes no Brasil desde os anos setenta, tendo participado inclusive de duas Bienais de São Paulo (1981 e 1983). Na última década, seu olhar tem enfocado a instrumentalização do medo em situações de fronteira, expressa em arquiteturas e urbanismos de exclusão desde os muros que separam nações até os que definem comunidades frente à ambientes considerados hostis. Haverá uma obra inédita, atualmente em processo, entre as expostas, intitulada Alphaville e outros. A exposição tem curadoria de José Roca.

Organização Pinacoteca do Estado de São Paulo
Colaboração SEACEX – Sociedade Estatal para a Ação Cultural Exterior e MAEC – Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha

Data 26 fev a 8 mai | Local Estação Pinacoteca. Praça da Luz, 2 – Jardim da Luz, São Paulo SP

+ info www.seacex.es

Até 27 | Artes Visuais

Ignasi Aballí na Pinacoteca

Continua aberta à visitação até o final deste mês a obra Teoria, desenvolvida por um dos mais destacados artistas espanhóis da atualidade, Ignasi Aballí (Barcelona, 1958), no contexto do projeto Octógono Arte Contemporânea 2010. Trata-se de uma iniciativa da Pinacoteca e Santander Cultural graças à parceria firmada com a SEACEX – Sociedade Estatal para a Ação Cultural no Exterior, do Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha. O trabalho, desenvolvido especialmente para o espaço, é composto por nove vitrines coloridas que ocupam o centro do museu e tem curadoria de Ivo Mesquita.

Organização SEACEX e Pinacoteca do Estado de São Paulo

Data 27 nov 2010 a 27 fev 2011 | Local Pinacoteca do Estado de SP. Praça da Luz, 2 – Centro, São Paulo SP

+ info www.pinacoteca.org.br

dia 5 | Música

Ciclo São Paulo: seus povos e suas músicas, na Biblioteca Mário de Andrade

Após reabertura no dia do aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, a Biblioteca Mário de Andrade iniciou uma programação musical especial que se estenderá pelos próximos meses. O ciclo “São Paulo: seus povos e suas músicas” pretende celebrar a diversidade cultural da cidade por meio de encontros semanais que vão tratar dos diferentes grupos de imigrantes que a compõem. Os encontros consistem em palestras de especialistas e apresentações musicais, com curadoria da pesquisadora e intérprete Anna Maria Kieffer. O CCE_SP colabora com essa iniciativa por meio do seu programa Central de Recursos, que viabiliza o empréstimo de equipamentos a entidades parceiras para a realização de atividades culturais.

Organização Biblioteca Mário de Andrade, Associação de Amigos e Patronos da Biblioteca Mário de Andrade e Fundação Japão
Colaboração CCE_SP e outros

Data 5, 12, 19 e 26 fev | Horário 16h às 18h exceto dia 12 (15h às 17h)
| Local Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94 – Centro, São Paulo SP

+ info www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/

dia 7 | Dança

Apresentação e oficina com Eduardo Fukushima na República Dominicana

O dançarino e coreógrafo brasileiro Eduardo Fukushima apresenta duas peças e ministra uma oficina em Santo Domingo, República Dominicana, através do programa de itinerâncias regionais da Rede de Centros Culturais da Espanha/AECID, que pretende complementar a oferta de itinerâncias da AECID. O CCE_SP indicou Fukushima para percorrer os CCEs da rede com base no mapeamento realizado pelo programa Rumos Itaú Cultural de Dança, o qual também premiou, na sua edição 2009-10, as duas peças que serão apresentadas: Como superar o grande cansaço e Entre contenções.

Organização CCE Santo Domingo e CCE_SP

Oficina Criação e Investigação do Movimento
Dia 7 a 9 fev | Horário 15h30 às 18h30 | Local Escuela Nacional de Danza. Santo Domingo, República Dominicana

Apresentação das peças
Dia 11 fev | Horário 20h | Local Centro Cultural Narciso González. Santo Domingo, República Dominicana

+ info http://fukushima.wordpress.com/

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×