Exposição John Heartfield, Fotomontagens

São Paulo, Brasil. Até 24 de fevereiro de 2013 
Exposição John Heartfield: fotomontagens
Museu Lasar Segall (Ibram-MinC)
Consultas

http://www.museusegall.org.br

 

O Museu Lasar Segall (Ibram-MinC) apresenta, pela primeira vez no Brasil, 50 fotomontagens produzidas pelo fotógrafo alemão John Heartfield (1891-1968) para a revista AIZ (Arbeiter-Illustrierte Zeitung– Revista Ilustrada do Trabalhador), pertencentes ao acervo do Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM). Trata-se de uma parceria com o Instituto Valenciano e com os Museus Castro Maya do Rio de Janeiro, onde está prevista uma itinerância em 2013.

Todas as obras apresentadas nesta exposição são originais da revistaAIZ – que, em 1936, passou a se chamar VI (Volks Illustrierte – Revista Ilustrada do Povo) – e foram produzidas pela técnica de rotogravura e tipografia. O artista realizou, entre 1930 e 1938, 237 fotomontagens para essa revista.

Com circulação semanal de aproximadamente 500 mil exemplares, entre os anos de 1930-1938, AIZ foi publicada pela editora Malik, fundada em 1917 por Heartfield e seu irmão Wieland Herzfeld. A primeira publicação da editora foi o jornal Neue Jugend (Nova Juventude), onde colaborou também George Grosz, com quem Heartfield desenvolveu em parceria inúmeros trabalhos.

John Heartfield nasceu em 19 de junho de 1891, em Berlim, com o nome de Helmut Herzfeld. Adotou, em 1916, o nome John Heartfield em protesto contra as atitudes xenófobas da sociedade alemã em relação à Inglaterra. Iniciou seus estudos de pintura com Herman Bouffier e, em 1912, ingressou na Escola de Artes e Ofícios de Munique e, em 1913, na Escola de Arte e Ofícios de Berlim – Charlottenburg.

Em 1933 e com a ascensão do regime nazista, Heartfield foi para Praga tendo sido extraditado de volta para a Alemanha, em 1938. Viajou para Londres, onde expôs seus trabalhos e, a partir de 1939, fixou residência até 1950, colaborando com várias editoras. Regressou após a Segunda Guerra Mundial para a República Democrática Alemã, realizando, entre outros projetos, desenhos gráficos e cenários para o Berliner Ensemble de Bertolt Brecht.

Heartfield é apontado como um dos líderes mais ativos do grupo Dadá em Berlim. Fotógrafo, designer gráfico, cenógrafo e promotor cultural, é considerado o fundador da fotomontagem política. Artista profundamente engajado na realidade social, foi figura determinante das vanguardas históricas, influenciado por Goya e Daumier e pelas propostas das colagens cubistas de Picasso e Braque.

Serviço
Abertura: 24 de novembro, sábado, às 17h00
John Heartfield: Fotomontagens
De 24 de novembro de 2012 a 24 de fevereiro de 2012
Diariamente das 11h00 às 19h00
Fechado às terças-feiras

+info http://www.museusegall.org.br

con el apoyo de
aecid
En tu mail! Ingresa tu dirección de e-mail para recibir novedades, convocatorias y lo más destacado de hipermedula.org
×